Curitiba recebe maior festival de danças urbanas da América Latina, com mais de 100 espetáculos
Equipe Pinó
15/06/2022 20:05
Festival chega à 19a edição e vai reunir mais de 2 mil dançarinos | Guto Tarasiuk
Curitiba recebe, entre os dias 8 e 10 de julho, o Festival Internacional de Danças Urbanas (FIH2), o maior da América Latina. Em sua 19ª edição, vai reunir 102 grupos de dança selecionados no Brasil e outros países da América do Sul. Ao todo serão mais de dois mil dançarinos que se revezarão no palco do Teatro Positivo em espetáculos diferentes, oferecendo um panorama completo da dança urbana no continente.
O festival acontece no Grande Auditório e no ExpoUnimed, a Cidade da Dança. O objetivo do FIH2 é compartilhar a linguagem urbana em todas as esferas da dança, da arte, da moda, da música e do comportamento.
“Neste ano, tivemos 380 grupos inscritos”, explica Octávio Nassur, diretor do festival. “Destes, foram selecionados 102 grupos que serão avaliados por um júri composto por grandes personalidades internacionais”, informa.
Os grupos representam 12 estados brasileiros e mais de 40 cidades do país. Grupos argentinos, uruguaios e chilenos também participam do festival. O vencedor vai vivenciar, de perto, a experiência do projeto "Criança que Dança", no Quênia, que leva a dança a crianças em situação de extrema vulnerabilidade.
Programação vai oferecer workshop com os principais astros internacionais das danças urbanas. Crédito: Guto Tarasiuk
Cidade da Dança e FIH2 Awards
Durante os dias do festival, o ExpoUnimed se transforma na Cidade da Dança. Expositores de produtos e serviços, workshops temáticos, experiências sensoriais de projetos assistenciais e atividades para crianças de todas as idades ocupam o pavilhão de exposições ao longo do fim de semana em que o FIH2 é realizado.
Outra experiência ofertada pelo festival, será a transmissão dos espetáculos via plataforma digital, para quem não vai poder estar fisicamente em Curitiba. “Como tem muitos grupos da América toda, e de outras partes do Brasil, vamos fazer a transmissão para os familiares dos dançarinos”, acrescenta Nassur. “Por exemplo: vamos receber um grupo de Manaus, e os pais dos dançarinos não vêm, mas querem assistir, então vamos disponibilizar esses ingressos virtuais”, destaca.
Com ele, vai ser possível assistir todo o festival como se fosse um grande espetáculo de TV a partir de várias câmeras utilizadas para a captação das apresentações. Nassur conta que influenciadores vão participar das transmissões para interagir com o público em casa enquanto a programação acontece no Teatro Positivo.
O segmento, dentro da plataforma, ganhou o nome de FIH 2 Awards, o Oscar das danças urbanas, indica Nassur. “Estamos desenhando uma experiência diferente para quem não vai poder estar dentro do teatro”, sintetiza.
O FIH2 vai oferecer, ainda, o Super Workshop em oito aulas com os principais astros internacionais das danças urbanas. As inscrições para a oficina podem ser feitas no site do festival.
O FIH2 é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Conta com patrocínios do Grupo Kyly, Ademilar, Unimed e Celepar, e apoio do InFlux, RedBull, Mãos sem Fronteiras e Hotéis Radisson.
Serviço
19ª edição do Festival Internacional de Danças Urbanas (FIH2).
De 8 a 10 de julho, a partir das 19h30, no Teatro Positivo: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba, PR.