Abrir um debate sobre a importância da comunicação aberta e do apoio emocional coletivo diante da morte e do luto é um dos propósitos da exposição da artista Mônica Hirano chamada "Sobre Perecer", que abre nesta terça-feira (19) e fica em cartaz até 27 de março. A mostra é gratuita e ocupa a PF 2119, um espaço no bairro Mercês, em Curitiba, que fomenta a criatividade artística na cidade.
Essa é a primeira mostra individual da artista visual e performer, que trabalha com performance, instalações e vídeos, na capital paranaense. Ela traz obras que refletem sua pesquisa sobre a finitude da vida, direcionando o seu olhar para o tema de uma forma sutil e cuidadosa, desvendando as ordens sentimentais que a morte pode ocasionar nos seres humanos.
A pesquisa do tema se manifestou em suas obras após duas perdas traumáticas, a de sua avó paterna e seu pai, que despertou uma narrativa além de questionamentos. Seus sentimentos de dor, medo e angústia passaram a se apresentar com uma roupagem particular, escancarada e dilacerante. A materialização do sofrimento em arte foi instintiva, racionalizando e canalizando a imensa variedade de sentimentos que assombravam a artista, de maneira involuntária, desalinhada e com diversas graduações de intensidade.
Serviço
O quê? Exposição “Sobre Perecer”
Quando? De 19 a 27 de março, de terça à sábado, das 16h às 20h
Onde? PF2119 (R. Brigadeiro Franco, 2119/2137, Mercês, Curitiba/PR)
Entrada gratuita