Inspiração em cidades como Viena, Copenhague e Barcelona fez projeto pensar ser pensado de forma multifuncional e adaptável para os moradores. Crédito: reprodução 3D
Inspirado por Jaime Lerner, projeto quer redefinir o urbanismo em Pinhais
Bruno Raphael Müller
28/08/2025 14:34
A antiga pista de alta velocidade do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, está sendo transformada em um projeto de urbanismo que pretende ser um novo modelo de desenvolvimento urbano no Brasil.
O PARC Autódromo, liderado pela empresa BairrU, surge com a ambição de criar um bairro planejado que não apenas se integre à malha urbana de Pinhais, mas também priorize a qualidade de vida, a sustentabilidade e a conexão com a comunidade. O empreendimento busca unir o legado cultural da pista com as exigências de um futuro conectado e ecológico, um conceito que o diferencia dos modelos imobiliários tradicionais.
"O investimento no PARC Autódromo é integralmente privado, não existindo aportes do poder público no projeto", afirma Camila Jardim, Gerente de Marketing e Comercial do PARC. "Já foram investidos 30 milhões de reais, com recursos próprios da empresas e investidores".
"O PARC Autódromo adota um planejamento urbanístico 'de fora para dentro', focando na integração do bairro ao entorno e no desenvolvimento da mobilidade de toda a região", detalha Camila Jardim, gerente de marketing. Crédito: divulgação.
A venda de terrenos comerciais, realizada em março deste ano, também contribuiu financeiramente para a infraestrutura. A Prefeitura de Pinhais e o Governo do Paraná atuam como parceiros institucionais, sendo fundamentais para a aprovação e a concessão, além de assegurar que todas as etapas do projeto estejam em conformidade com as diretrizes e regulamentações.
Legado de Jaimer Lerner
A BairrU, empresa responsável pelo projeto, descreve a iniciativa como uma cidade para pessoas, uma visão que remete diretamente aos princípios do renomado urbanista Jaime Lerner. "Desde o início, nossa equipe trabalhou em sinergia com a equipe da Jaime Lerner Arquitetos e Associados (JLAA), mantendo a visão de urbanismo de Lerner de 'cidade para pessoas' e reforçando nosso compromisso de contribuir efetivamente na preservação do meio ambiente".
É possível, de certa forma, traçar um paralelo entre a visão ambiciosa de Francis Ford Coppola em seu filme Megalopolis (2024), que o próprio diretor revelou ter se inspirado na trajetória de Lerner, e a filosofia urbanística que se manifesta no projeto PARC Autódromo. O filme retrata um arquiteto idealista que busca construir uma utopia futurista a partir do zero em uma metrópole em declínio, refletindo uma busca por uma nova forma de vida urbana.
Essa ambição por reinventar a cidade ecoa diretamente nas ideias de Jaime Lerner, que influenciaram o projeto de Pinhais. Em vez de demolir para construir, o urbanismo de Lerner, aplicado no PARC Autódromo, utiliza o conceito de "acupuntura urbana", transformando a antiga infraestrutura da pista de corrida em um novo espaço multifuncional. Assim, o projeto real se torna uma versão tangível e pragmática do ideal cinematográfico de Coppola: usando o "urbanismo tático" para reinventar um espaço existente e "colocar as pessoas no centro da vida pública do bairro".
Prefeitura de Pinhais e associações alinhados ao projeto
O diálogo com a comunidade tem sido uma prioridade desde o primeiro dia do projeto, afirma Camila. "Nossa diretoria de desenvolvimento urbano mantém contato direto com as lideranças das comunidades adjacentes ao PARC, como o representante comunitário Neemias Portela, presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo, localizada na região do Cajuru, realizando encontros frequentes que funcionam como um canal aberto de comunicação", conta.
Antes do início da construção, a Prefeitura de Pinhais e a BairrU organizaram uma audiência pública em setembro de 2021, presencial e online, para que a comunidade pudesse tirar dúvidas e dar sugestões. "O PARC Autódromo adota um planejamento urbanístico 'de fora para dentro', focando na integração do bairro ao entorno e no desenvolvimento da mobilidade de toda a região", detalha ela.
O projeto de infraestrutura inclui a construção de três novos viadutos e intervenções na circulação interna, o que facilitará o trânsito próximo à linha do trem e ao terminal de ônibus de Pinhais. As obras de requalificação viária também auxiliarão no escoamento do tráfego entre Curitiba e Pinhais, reduzindo o tempo de deslocamento para moradores e visitantes.
Gestão de resíduos e reaproveitamento de estruturas
O projeto de infraestrutura inclui a construção de três novos viadutos e intervenções na circulação interna, o que facilitará o trânsito próximo à linha do trem e ao terminal de ônibus de Pinhais. Crédito: Reprodução 3D.
O projeto também se destaca por suas soluções de sustentabilidade. O PARC Autódromo foi planejado para ser um modelo global de urbanismo sustentável, conquistando a certificação Leed for Cities & Communities Platinum, a mais alta possível na categoria, com a maior pontuação já registrada no mundo, compartilha a organização.
Entre as iniciativas estão a instalação de painéis solares em pontos estratégicos, uma rede elétrica subterrânea na área central do parque e o abastecimento por gás natural em todo o bairro para garantir eficiência energética. Também estão previstos sistemas de captação e reuso da água da chuva para reduzir o consumo e o impacto na rede urbana.
A gestão de resíduos é outro ponto chave: mais de 90% das estruturas do antigo autódromo foram reaproveitadas. Parte do material demolido foi processado e reutilizado no reforço da pavimentação e no sistema de drenagem, suprindo mais de 35% desses materiais.
Conclusão total em até três anos
A entrega do PARC será realizada de forma faseada, garantindo que cada etapa seja concluída com qualidade e infraestrutura completa. A primeira etapa, com previsão para o primeiro semestre de 2026, inclui as áreas de lazer como o parque, quadras e playgrounds. A infraestrutura inicial tem previsão para meados de 2027, e a conclusão total das obras está agendada para o final de 2028. O andamento das obras é divulgado mensalmente nas redes sociais oficiais do PARC.
"A inspiração em cidades como Viena, Copenhague e Barcelona aparece justamente nessa capacidade de pensar o espaço como multifuncional e adaptável. Esse projeto busca, por meio da inovação e do respeito à história, transformar o antigo autódromo em um novo modelo de vida, colocando as pessoas no centro da vida pública do bairro", conclui Camila.