Case

O sucesso do Festival Mueller Bom Gourmet e o plano de expansão da marca

Por Equipe Pinó
03/10/2022 21:35
Thumbnail

Mais que uma experiência gastronômica, o Festival Mueller Bom Gourmet foi exemplo do potencial de transformação do produto e da aplicabilidade para diversos públicos.

Durante todo o mês de junho, o Festival Mueller Bom Gourmet, co-branding entre o Festival Bom Gourmet e o Shopping Mueller, encantou Curitiba. Em edição especial para o Dia dos Namorados, o evento teve formato inédito na cidade para fornecer uma experiência intimista e acolhedora em iglus inspirados no restaurante Coppa Club, em Londres. Mais que uma experiência gastronômica, porém, o Festival Mueller Bom Gourmet também foi exemplo do potencial de transformação do produto e da aplicabilidade para diversos públicos. Isso porque, com sucesso de público e vagas esgotadas, o local recebeu cerca de 3,5 mil pessoas durante os 30 dias de abertura.
A estrutura foi montada no rooftop do Espaço Gourmet do Shopping Mueller, estrategicamente posicionada para reforçar ao público o local, inaugurado pouco antes do início da pandemia. “Nós queríamos aproveitar o mês dos namorados, ofertar uma experiência diferente para os clientes e divulgar um espaço que ainda não está muito maduro na cabeça das pessoas”, compartilha Cynthia Maia Batista, gerente de comunicação e marketing do Shopping Mueller.
Além da estrutura, a autoridade para o evento também foi ponto relevante para a efetivação do projeto. Isso porque a junção de duas marcas relevantes em seus segmentos garantiu a confiança dos consumidores na hora da compra. “Nada disso seria válido se não tivesse uma chancela que validasse o festival como uma experiência gastronômica também. Imediatamente pensamos no Bom Gourmet, que é extremamente querido e respeitado pelo público curitibano”, revela Cynthia.

Adaptações

Assim, surgiu a parceria e o desafio de moldar o Festival Bom Gourmet a uma nova proposta. Em suas edições tradicionais, o evento reúne restaurantes de toda a cidade, com menu que inclui entrada, prato principal e sobremesa por um valor fixo. O pagamento e a logística de entrega dos pratos ficam por conta de cada operação, já que o consumo é feito no local. No evento de junho, no entanto, o formato teve adaptações para se moldar às especificidades do evento e às necessidades de um público diferente.
O festival teve um site desenvolvido exclusivamente para a exposição dos menus e compra das experiências. As operações, 21 restaurantes no total, se reinventaram para elaborar os menus completos, já que muitas estão presentes na praça de alimentação e até focadas no serviço fast food. “Comercializar o cardápio na praça é totalmente diferente do que estávamos propondo ali. Eles tiveram que desenvolver cardápios que não eram da rotina deles. E esse olhar e direcionamento do Bom Gourmet para com as nossas operações gastronômicas foi muito feliz”, aponta.

Plano de expansão

A proposta diferenciada e o novo formato se fundiram muito bem com o projeto de expansão do Festival Bom Gourmet. O poder de adaptação e a contribuição com os restaurantes são requisitos já levantados pela equipe da marca, que prevê o crescimento de duas cidades por bimestre a partir de janeiro de 2024. A marca, aliás, teve também em junho a primeira edição fora de Curitiba, em Balneário Camboriú.
Andréa Sorgenfrei, Head da Pinó, explica que o modelo é versátil e contribui para o desenvolvimento do cenário gastronômico de onde for aplicado. “Na iniciativa de expansão em Balneário Camboriú vimos que o formato funciona em outras cidades. Basta se adaptar à realidade do lugar, aos restaurantes locais e ao público.”
No plano de ampliação, a marca evita coincidir com grandes eventos das cidades. No caso das praias e cidades mais turísticas, com a alta temporada. “Vemos o Festival como um produto que ajuda os restaurantes a divulgarem a sua marca e entregar suas experiências para novos clientes. Assim, não entramos concorrendo com alguma coisa que já está acontecendo. Entramos como um novo instrumento para eles”, explica Andréa.

Incentivo à gastronomia local

Assim como na edição realizada no Shopping Mueller, o festival enquanto produto tem como foco incentivar a boa gastronomia e proporcionar a aproximação entre marcas e clientes para gerar experiências diferenciadas. Por isso, a transformação e a expansão possibilitam o alcance de um público cada vez maior. “O principal é levar a boa gastronomia para a maior quantidade possível de pessoas. O festival tem o objetivo de democratizar a boa gastronomia. Por um lado, você possibilita o acesso e por outro você mostra a riqueza gastronômica dos espaços”, complementa.