Curitiba vai ficar mais colorida com o cor-de-rosa das cerejeiras. A capital acaba de ganhar mil mudas da árvore que é considerada símbolo do Japão, como um presente especial da comunidade japonesa para a cidade, no mês do aniversário de 330 anos da cidade. Cerca de 800 destas mudas de cerejeiras serão plantadas na Avenida Sete Setembro, no novo corredor florido e “instagramável” de Curitiba – que deve atrair moradores e turistas, como a famosa Rua do Outono ( Rua Deputado Heitor Alencar Furtado), no Mossunguê.
O anúncio e o plantio simbólico da primeira muda deste lote de cerejeiras aconteceu na Praça do Japão, no último sábado (11), com a participação do prefeito Rafael Greca, do cônsul geral adjunto, Kazuu Wakaeda e do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil – Japão do Paraná (CCIBJ-PR), Arata Hara.
“Este é um presente muito especial da comunidade japonesa para enfeitar a nossa cidade e se junta a outros que nós já recebemos, como aquele tsuru (pássaro) que está em cima do pagode (construção em estilo japonês) da Praça do Japão e foi um presente do imperador Akihito há 30 anos. Agradeço mais uma vez pela delicadeza de doar as belíssimas cerejeiras", disse Greca.
A iniciativa faz parte do projeto Plantando Cerejeiras e Oportunidades, coordenado pela Câmara do Comércio e Indústria do Brasil – Japão, Consulado-Geral do Japão e Prefeitura de Curitiba.
Conforme o coordenador do projeto, Nelson Tossa, nessa etapa a doação pode chegar até a 1,2 mil mudas e 300 kg de adubo para garantir o desenvolvimento das plantas.
“Nós também queremos envolver a comunidade nesse projeto, incentivando que cada família japonesa adote uma árvore e zele pelo seu bem-estar”, disse Nelson Tossa.
Corredor cor-de-rosa
O projeto Plantando Cerejeiras e Oportunidades já vai garantir a Curitiba um corredor em tons de rosa ao longo da Avenida Sete de Setembro, no trecho entre a Praça do Japão até a Rua Tibagi. A expectativa é de que as flores comecem a aparecer em três anos.
A cerejeira é considerada a árvore símbolo do Japão e a flor de cerejeira, conhecida como sakura, simboliza mais do que somente a primavera. Para os japoneses, a flor também representa renovação e esperança.
100 mil árvores
Além de celebrar os 330 anos de Curitiba, os plantios fazem parte do
Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, visando atingir esse número de novas mudas a cada ano. O lançamento aconteceu na primavera de 2019. Em 2022, com a arborização viária, mutirões e distribuição de mudas para a população, foram mais de 100 mil plantios. O total do arvorômetro no site do desafio está em mais de 316 mil.
Toda a população pode ajudar a aumentar a infraestrutura verde de Curitiba e reforçar as medidas de resiliência contra as mudanças climáticas. Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entrarão na conta das 100 Mil Árvores.