Dicas de livros, filmes, podcasts e outros produtos culturais chancelados por personalidades da cidade.
Headhunter na MUUDA.work
Indicação: documentário “Diários de Andy Warhol”, disponível na Netflix
“São seis episódios que contam a história do maior e mais influente artista do século 20. Andy criou a arte como a conhecemos e a consumimos hoje. Tudo isso e muito mais ambientado nas ruas de Nova York e narrado pelos próprios personagens com base nos diários que Warhol ditava por telefone para a escritora e amiga, Pat Hackett. O mais incrível dessa série para mim foi escutar as histórias desses diários narradas pela voz do próprio Andy Warhol recriada por uma tecnologia de inteligência artificial que reproduziu sua voz perfeitamente. Vale cada minuto para quem gosta de história, arte, negócios e, principalmente, de NY.”
Diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Indicação: Livro “As Horas”, de Michael Cunningham
“Recentemente, a Companhia de Bolso lançou a nova edição do livro 'As Horas', de Michael Cunningham, um dos meus preferidos. O romance é dividido em três histórias, uma de Virgínia Woolf e duas de personagens fictícias. Todas envolvem o romance 'Mrs. Dalloway' — que recomendo a leitura antes de iniciar essa. A forma como Michael Cunningham faz o livro de Woolf invadir a vida de outras mulheres, que compartilham angústias similares, mostra o poder da literatura para identificação de nossas inquietações e reconhecimento de nós mesmas.”
Bióloga e fundadora do Gaya Bem Estar
Indicação: Livro “Toda Luz Que Não Podemos Ver”, de Anthony Doerr
“A Segunda Guerra Mundial é o pano de fundo desse livro muito sensível e cheio de humanidade. É um livro de leitura fácil, mas bastante reflexivo, com capítulos curtos e que conectam de maneira surpreendente os dois personagens principais. O livro nos faz refletir sobre nossos desejos mais profundos de viver uma vida completa, sem medo, descobrindo a beleza dos sentimentos e das relações. Em uma guerra, apesar de estarmos em lados opostos, a maioria de nós somos apenas seres humanos. Ser capaz de olhar o mundo sob outra perspectiva é sempre um desafio que nos ensina a amar e respeitar mais e desejar o bem a todos os seres do nosso planeta!”
Chef de Cozinha
Indicação: Livro “A Deliciosa História da França”, de Stéphane Hénaut e Jeni Mitchell
“Comprei e me deliciei com este livro 'in loco'. Uma narrativa de detalhes de lugares, sua gastronomia e suas maravilhosas histórias. Deu mais gosto comer um cassoulet em Toulouse e saber que era uma receita também disputada nas cidades vizinhas. Outro momento de curiosidade foi visitar a cidade de Avignon e passear pelo Castelo dos Papas, mais precisamente no refeitório do local. Como chef de cozinha, super indico este livro, pois além de conhecer cada vez mais sobre gastronomia, esta leitura me traz um repertório infinito de histórias, para contar enquanto ensino e cozinho.”
Colunistas
Enquete
Animal