A segunda edição do Novembro Negro da PUCPR vai celebrar os 70 anos da obra “Pele Negra, Máscaras Brancas”, do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon, obra fundamental para o debate antirracista. O evento, que será realizado de 16 a 18 de novembro no Campus da instituição, terá mesas de conferências, comunicações de trabalhos científicos e apresentações musicais.
“Precisamos reforçar a importância intelectual e cultural de personalidades negras na história não apenas do Brasil, mas mundial, na contramão de empreitadas que de certo modo invisibilizam tal protagonismo. A ocasião das sete décadas da publicação de ‘Pele Negra, Máscaras Brancas’, um marco para as discussões étnico-raciais, vem ao encontro do objetivo do evento”, comenta o professor Sérgio Luis do Nascimento, do Núcleo de Estudos em Educação e Relações Étnicas da PUCPR.
A participação no evento é gratuita, mas é necessário realizar inscrição prévia no site oficial, onde também estão disponíveis informações sobre a programação e os palestrantes:
https://www.even3.com.br/inndp7adpnmb2022/.
Confira a programação:
– Dia 16 de novembro (quarta-feira) – 19h às 21h – Mesa “70 anos de ‘Pele negra, máscaras brancas’: a atualidade de Frantz Fanon”;
– Dia 17 de novembro (quinta-feira) – 19h às 21h – Mesa “A mulher negra no contexto da produção científica no Brasil”;
– Dia 18 de novembro (sexta-feira) – 18h às 21h – Mesa “‘Pele negra, máscaras brancas’ pressupostos e repercussão”.
Todas as mesas serão realizadas no auditório John Henry Newman, localizado na biblioteca do câmpus Curitiba. Já as apresentações de comunicados científicos ocorrerão em formato híbrido.