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Sabonetes e biovelas: Pinó seleciona produtos feitos em Curitiba

Equipe Pinó
29/12/2022 21:03
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Empreendimentos de Curitiba trazem inovação em seus produtos e inspiram pelas suas histórias. Conheça como as marcas Dona Florinda Sabonetes e Entalpîa Biovelas saíram de projetos para empreendimentos concretos.

Dona Florinda Sabonetes

Voltada para sabonetes e produtos cosméticos saudáveis, naturais e artesanais, a Dona Florinda Sabonetes surgiu a partir da criatividade e experiências científicas de Mariana Serpeloni. A biomédica sempre esteve envolvida com pesquisa no contexto acadêmico e profissional, experiência que a inspirou na criação da marca. “Percebi que me protegia de várias substâncias em laboratório, mas quando chegava em casa, utilizava cosméticos que tinham elementos danosos à saúde.”
Os projetos começaram em seu núcleo familiar: a receita de sabonete de lavanda, hibisco e argila Rosa foi pensada para o tio, que tinha dermatite. Logo, as combinações de óleos essenciais, argilas e outros ingredientes deram origem a linhas mais completas, com mousse facial, condicionador e shampoo sólidos. Seguindo o conceito de slow beauty, que preza pela sustentabilidade no autocuidado, a marca trabalha em inovações, investindo em produtos veganos e artesanais.
Instagram: @donaflorinda.sabonetes

Entalpîa biovelas

Formada em Direito, Licínia Stevanato descobriu um novo rumo profissional e empreendedor em uma atividade que realizava durante sua adolescência. Aos doze anos participou de um curso de velas e chegou a vendê-las na escola, mas foi só em 2018 que notou nesta atividade um possível caminho profissional. Essa “virada de chave” aconteceu quando descobriu que velas poderiam ser produzidas com ceras vegetais – já que uma de suas preocupações era em relação à exposição contínua à parafina na produção artesanal do produto. No mesmo ano, ela criou a Entalpîa Velas, com foco em velas ecofriendly, com aromas e óleos essenciais, as quais batizou de “biovelas”.
No início da marca, a empreendedora lidou com o desafio da falta insumos. “Não existia ainda uma cera única totalmente vegetal disponível no mercado, e isso foi bacana, porque desenvolvi uma receita exclusiva de cera de vegetal, que é a base de nossa produção até hoje”, comenta. Além da inovação, a empreendedora também aposta em designs diferentes. “Gosto muito de manter as coleções nas peças de ceramistas locais, sempre intercalando entre artistas e estilos diferentes, mantendo a exclusividade das peças e as novidades.”
Instagram: @entalpia.velas