Reconhecimento

Músico curitibano concorre ao prêmio canadense Prix Opus com álbum instrumental

Equipe Pinó
05/12/2023 18:02
Thumbnail

Músico brasileiro Gabriel Schwartz é finalista na categoria World Music da 27ª edição do Prêmio Opus, do Canadá. | Alexandre Fortes

O músico curitibano Gabriel Schwartz vai representar o país no prestigiado Prix Opus, oferecido pelo Conselho Quebequense de Música. O multi-instrumentista está concorrendo com o álbum digital ‘Solo’ como Álbum do Ano, na Categoria World Music e Música Tradicional do Quebec. O resultado será revelado em cerimônia no dia 04 de fevereiro de 2024, na Salle Bourgie do Museu de Belas Artes de Montreal.
“Ser indicado a um prêmio como esse que já está na sua 27ª edição, que é organizado por uma instituição muito respeitada aqui, que sempre indica nomes de peso na música clássica, contemporânea, jazz e tradicional do Quebec, para mim é realmente muito importante. Fiquei feliz com a notícia e acho que, independentemente do resultado final, já posso comemorar somente pelo fato de ser um dos finalistas. Isso certamente vai me trazer boas oportunidades para o futuro”, comemora Gabriel.
<em>Foto:  Jeff Fasano </em>
Foto: Jeff Fasano
O prêmio prestigia o dinamismo e a diversidade da comunidade musical quebequense. Destaca a excelência e a diversidade da música de concerto no Quebec, em diferentes repertórios musicais: medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico, moderno, atual, contemporâneo, eletroacústico, jazz, world music e música tradicional local.
O álbum ‘Solo’ surgiu a partir do show de mesmo nome e reúne 10 gravações ao vivo realizadas entre 2017 e 2020, metade delas feita em Curitiba, durante apresentações no Paço da Liberdade/Sesc Paraná, e a outra parte em Montreal, sem público, durante a pandemia. “Não há nenhuma gravação em estúdio, são takes inteiros, sem edição, em alguns casos usei apenas recursos de mixagem”, explica Gabriel.