Curta o Festival

Peças gratuitas para curtir no Festival de Curitiba esse fim de semana

Equipe Pinó
31/03/2023 20:49
Thumbnail

Peça Meros Mortais do Fringe do Festival de Curitiba 2023. | Divulgação

Como todos já sabem, a 31ª edição do Festival de Curitiba já começou! São mais de 350 mostras teatrais, eventos e programas culturais que acontecem entre os dias 27 de março e 9 de abril.
Então, se você quer aproveitar o fim de semana para curtir um pouquinho desse evento tão importante, separamos aqui os espetáculos gratuitos que acontecerão na sexta (31/03), sábado (01/04) e domingo (02/04).
Confira:

SEXTA - 31/03

DRAMA

MEROS MORTAIS

Descrição: ''A ação o movimento o gesto, a conversa o aperto de mão o carinho o beijo no rosto o beijo na boca o respeito à vida. A ação o movimento o gesto, o tapa o soco o golpe o tiro o opressor o sangue a morte.'' Esse é um trecho do texto de MEROS MORTAIS, trabalho autoral e 3° espetáculo da Cia.Teatral Pathos.
Serviço: às 15h30, na Praça General Osório, 61, Centro.
Também contará com apresentação dia 01/04, às 10h, no Bebedouro do Largo da Ordem, Rua José Bonifácio, 33, Centro.

DIA 14 DE MAIO - O DIA QUE NUNCA ACABA

Descrição: Dia 13 de maio de 1888 reduziu-se a uma porteira aberta, não houve reparação, nem respostas, nem amparo. Logo, o dia 14 de maio, foi um dia de dúvidas, de agressão velada, de terror e perseguição pelas forças do Estado. É sobre isso, o dia que se estende até hoje, o dia que insiste em não acabar.
Serviço: às 14h, na Praça Rui Barbosa, Centro.
Também contará com apresentação no dia 01/04, às 10h, no Cavalo Babão, Kellers, Centro.

UM FRAGMENTO

Descrição: O espetáculo promove uma relação intimista e direta com o público ao tratar de temas como a perda, a falta e o tempo.
Serviço: às 11h, Bebedouro do Largo da Ordem, Rua José Bonifácio, 33, Centro
Também contará com apresentação no dia 01/04, às 14h, no Bondinho da XV, Travessa Oliveira Bello, 18, Centro.

VIDAS SECAS NA RUA 

Descrição: Fabiano e sua família de retirantes seguem em busca de uma moradia. Esta trajetória apresenta alguns acontecimentos conflituosos e outros nem tanto. A narrativa traz muita música, bonecos, dança e a magia do teatro de rua.
Serviço: às 18h, Praça General Osório, 61, Centro.
Também conta com apresentações no dia 01/04, às 15h, e no dia 02/04, às 18h30, ambas nas Ruínas de São Francisco, Av. James Reis, Centro.

UM GRITO - PRETO - PARADO NO AR

Descrição: Um grito (preto) parado no ar é a remontagem e atualização da obra de Gianfrancesco Guarnieri – Um grito parado no ar –, que estreou em 1973 no palco do Guairinha, em Curitiba. A peça, em seu texto original, trata das dificuldades de um grupo teatral diante da repressão da ditadura militar no Brasil. De forma provocadora, Guarnieri construiu uma rede intrincada de metáforas sobre os anos de chumbo, concebendo uma das peças que melhor encarnam o teatro de resistência. O texto de Guarnieri, respeitado em sua essência, trará para o palco novos gritos que ainda estão sufocados e parados no ar.
Serviço: às 19h, no Cavalo Babão, Kellers, Centro.
Também conta com apresentação no dia 01/04, às 19h, na Praça Generoso Marques. 

COMÉDIA

SOLO DA GALERA

Descrição: "Solo da Galera" é um espetáculo de Improvisação Teatral criado pela plateia e conduzido por Luiz Felipe Martins. Através de propostas advindas da plateia, o ator construirá a grande história da noite. Venha construir e desfrutar do espetáculo Solo da Galera.
Serviço: às 18h, Praça Generoso Marques, Praça Generoso Marques, Centro.
Também conta com apresentação no dia 01/04, às 14h, no Bebedouro do Largo da Ordem, Rua José Bonifácio, 33, Centro.

SQUARE / PRAÇA

Descrição: Uma discussão sobre os possíveis conceitos e acontecimentos de uma praça, resultando em uma explosão sonora e sensorial. Uma guia acompanhado por um músico conduz um grupo de turistas pela Praça Santos Andrade numa experiência sonora. O que é uma praça ideal? A praça é apenas um local de passagem ou também acontecem encontros reais? O que nos faz sair das nossas próprias bolhas? Wunderbaum, junto dos atores brasileiros Monique Vaillé e Pedro Uchoa e do músico Jens Bouttery, realizam essa performance com a participação de pessoas de Curitiba, em uma grande explosão sonora, rítmica e sensorial. Square/ Praça se apresenta na Holanda, em Setembro.
Serviço: às 16h00, na Praça Santos Andrade, Centro.
Também contará com apresentação no dia 01/04, no mesmo local e horário.

VAGAMUNDO O AUTO DO IMIGRANTE

Descrição: VAGAMUNDO, obra polifônica construída por muitas mãos, nascida de atores migrantes para todos os públicos. Estamos falando dos trânsitos por essas terras tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão semelhantes entre si, com características comuns onde seus habitantes as ocupam e se movem em uma evolução
Serviço: às 17h, Bondinho da XV, Travessa Oliveira Bello, 18, Centro.
Também conta com apresentação dia 02/04, às 11h, na Praça do Museu, XV de Novembro, 2423, Centro.

CIRCO

ALCATEIA DE RUA LES LUPINES

Descrição: Um grupo de palhaços iniciantes quer fazer um grande espetáculo, mas no meio do caminho alguns imprevistos acontecem. Música, mistérios e malabares! Dá tudo errado, mas por isso, dá certo. Afinal, eles são mais que uma trupe, são uma Alcatéia de Palhaços!
Serviço: às 16h, Largo da ordem - Frente Memorial, R. Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco.
Também conta com apresentação no dia 01/04, às 12h, na Praça do Museu, XV de Novembro, 2423, Centro.

EXPERIMENTAL

DOCE²

Descrição: São tantas as metáforas a serem descomplicadas em "DOCE²" que a analogia ao “não ser” faz parte da atmosfera da expressão proposta. Seremos um só, o corpo conta fases de escuridão, euforia, tempestade, primavera, desilusão e o mel da ilusão que saliva ao caramelo que derrete entre os dentes.
Serviço: às 20h, nas Ruínas de São Francisco, Av. James Reis, Centro.
Também contará com apresentação dia 01/04, no mesmo horário e lugar. 

NUVENS

Descrição: Como nuvens, que passam muitas vezes despercebidas pelo entorno, mas que estão sempre lá, moventes, em constante transformação e atravessamento do que acontece em seu entorno. Alimentado pelo movimento dos corpos e da cidade, o coletivo configura-se em novas formas de mover suas existências.
Serviço: às 10h, Praça General Osório, Praça General
Também conta com apresentação no dia 01/04, às 09h30, no mesmo local.

INFANTIL

INFANSONORA ESPETACULO DE TEATRO PARA BEBÊS

Descrição: Os atores acordam num cenário colorido e brincam com elementos coloridos, como: bolas, água e sons, estimulando os pequenos num universo novo e sensorial. Infansonora é espetáculo poético, que prioriza os aspectos visuais e sonoros, embalado pelos solfejos e por instrumentos executados ao vivo.
Serviço: às 14h30, na Praça João Cândido, São Francisco.
Também conta com apresentação no dia 01/04, às 14h30 no Cavalo Babão, Kellers, Centro.

PÃO

Descrição: PÃO é um solo que conta estórias através da História. O ator Tiago Rener pretende retratar um pouco do contexto histórico do mundo e entreter o espectador com uma linguagem coloquial e o uso do teatro físico. Desde o início o ator propõe um jogo cênico com o público que também faz parte da história.
Serviço: às 13h, na Praça Generoso Marques.
Também contará com apresentação no dia 01/04, às 10h30, no Bondinho da XV, Travessa Oliveira Bello, 18, Centro.

HISTÓRIAS ALEATÓRIAS

Descrição: Um espetáculo de contação de histórias diferenciado, onde o narrador utiliza do Método Aleatório de Narração para se apresentar. Através de um grande dado cênico, um dos ouvintes sorteia a história que será contada, sendo uma surpresa para o público e para o próprio contador.
Serviço: às 15h, Ruínas de São Francisco, Av. James Reis, Centro.
Também conta com apresentação dia 01/04, às 11h, na Praça Santos Andrade.

SÁBADO - 01/04

EXPERIMENTAL 

ABERTURA DE PROCESSO - RAIZ (MOVIMENTOTRÊS) 

Descrição: RAIZ é um processo continuado de investigação e criação. Uma plataforma. Primeiro trabalho autônomo de Greice Barros, que habita o trânsito entre a dança, o teatro e a performance, ancorado na imagem e movimento de raiz, enquanto elemento poético, físico e ancestral. Território, Ritual, Memória.
Serviço: às 16h, no Mini-Guaíra - Auditório Glauco Flores de Sá Britto.

BIXATROZ

Descrição: O espetáculo acompanha as 35 horas de afetos e violências de uma figura que foge dos palcos para a rua e que, nela, se encontra em um espetáculo. Bixatroz é o desejo da fuga, a falta do desejo e a materialização do medo de um corpo travesti. O espetáculo é articulado por meio do teatro hip-hop e de uma escrita rimada, se aproximando das poesias de rua/slam poetry, onde na relação com a palavra tenta criar junto ao público um universo onde o corpo da Bixatroz possa existir.
Serviço: às 19h, TELAB, Rua dos Funcionários, 1756, Cabral.
Também contará com apresentação no dia 02/04, no mesmo local e horário.

INFANTIL

SIM, VIVER É UM PRESENTE!

Descrição: Livinha e Xico formam a dupla musical Manaká. Recomendados pelo Jornal O Globo e apresentados pela Tv Cultura, o casal estreia o show “SIM, viver é um presente!”, que também será lançado em formato de filme no streaming e como projeto especial para educadores, ainda em 2023.
Serviço: às 16h, no Teatro SESI Portão, R. Padre Leonardo Nunes, 180, Portão.
Também conta com apresentação no dia 02/04 no mesmo local e horário.

DOMINGO - 02/04

EXPERIMENTAL

ESPERAR CANSA 

Descrição: Uma canseira tem se impregnado por todos os cantos. Na cidade tudo parece normal até que paremos para olhar com mais detalhes a devastação que nos cerca. E se um ser fantástico se teletransportasse de uma outra dimensão para a Terra, o que ele sentiria ao presenciar esse cotidiano em ruínas?
Serviço: às 17h, no Cavalo Babão, Kellers, Centro.

DRAMA

MENINA MOJUBÁ

Descrição: Na luta pela sobrevivência dentro de uma sociedade que não trata os seus com equidade, surge uma criatura que com sua energia voraz, caminhos desafiadores e conflituosos, busca garantir não só sua sobrevivência, mas de todos que são merecedores do seu amor.
Apresentações contam com intérprete de Libras!
Serviço: às 16h e às 20h, Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco