Curitiba e Região Convention & Visitors Burea

"Reconhecimento de Curitiba no turismo é trabalho coletivo", diz presidente do CCVB

Bruno Raphael Müller
Bruno Raphael Müller
22/07/2025 12:34
Thumbnail

CCVB, liderado por Gislaine Queiroz (foto), é um dos responsáveis pela ascensão do turismo em Curitiba. | Divulgação.

Curitiba tem se destacado no cenário turístico internacional, recebendo reconhecimentos que a posicionam como um destino em ascensão. Recentemente, a cidade foi incluída na lista dos 10 destinos para visitar em 2025 pela editora Lonely Planet, um dos guias de turismo mais conhecidos do mundo. Essa conquista é um marco, considerando que Curitiba foi a única cidade brasileira a figurar no ranking dos 30 destinos escolhidos globalmente pela Lonely Planet.
O fato de Curitiba estar entre os 30 melhores destinos de tendências para o próximo ano é resultado do investimento em turismo na capital e em todo o estado. O turismo representa 8% do PIB brasileiro, movimenta a economia e gera emprego e renda.
Nesse cenário de conquistas, o Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB) emerge como uma das instituições responsáveis por impulsionar esse desenvolvimento. Fundado em 17 de agosto de 2000, o CCVB é uma entidade de fomento turístico, independente e sem fins lucrativos, que busca a promoção de Curitiba e Região. O objetivo do CCVB é gerar negócios através da divulgação da cidade como destino turístico, atuando nos segmentos de lazer, negócios e eventos, para aumentar o número de visitantes e o tempo de estadia.

O papel do CCVB

Desde 2023, Gislaine Queiroz assumiu a presidência do Curitiba Convention. Formada em Turismo e com forte atuação no mercado de eventos, ela destca: "o nosso propósito principal é fomentar o turismo de eventos e negócios. Pesquisamos e buscamos eventos que podem vir para Curitiba, fazemos captação e consequentemente oferecemos para os associados a possibilidade de estar atendendo a estes eventos".
Para atingir esses objetivos, o CCVB apoia a captação, promoção e geração de eventos, divulga Curitiba e Região como destino, monitora e capacita o setor, e consolida a rede de negócios entre seus mantenedores. Atualmente, o número de mantenedores, que são empresas relacionadas aos setores de turismo e eventos, ultrapassa 120 empresas, incluindo hotéis, restaurantes e companhias aéreas.
Entre as ações realizadas pelo Curitiba Convention estão a participação ativa em feiras de turismo, roadshows e rodadas de negócios nacionais e internacionais, como a WTM Latin America e a FIEXPO na Costa Rica, onde foram realizadas mais de 30 agendas com entidades associativas de eventos internacionais. Em 2024, mais de 500 eventos estavam no calendário, com 44 recebendo apoio direto do Curitiba Convention. Em 2025, Curitiba alcançou o 7º lugar no ranking nacional ICCA de cidades que mais recebem eventos internacionais.
Há também a produção de conteúdo estratégico, como a Revista MICE Curitiba, o mapa turístico, e o novo Clube de Benefícios para hóspedes e participantes de eventos.

Consolidação no turismo

Apesar dos avanços, a cidade enfrenta desafios para se consolidar no cenário turístico. Gislaine aponta que, para se tornar uma referência, Curitiba necessita de "uma gestão mais integrada, ampliar o investimento em promoção internacional contínua, melhorar cada vez mais a conectividade aérea e infraestrutura, especialmente a hoteleira e de eventos, ações de capacitação e qualificação do atendimento".
A presidente também pontua a ausência de centro de eventos de grande porte, o que limita a captação de congressos e feiras de maior envergadura, e a falta de hotéis com centros de convenções para mais de mil pessoas e boa capacidade de hospedagem, o que dificulta a recepção de mais eventos corporativos.
As perspectivas do Curitiba Convention para os próximos anos são de consolidar Curitiba como um destino turístico cada vez mais diverso, sustentável, inovador, inteligente e competitivo, tanto no cenário nacional quanto internacional.
"O foco é diversificar o turismo e firmar parcerias com setores como a inovação e a tecnologia. Temos a aspiração de que Curitiba seja reconhecida não apenas como uma cidade para visitar, mas como um destino completo para viver experiências memoráveis, com hospitalidade, inovação, sustentabilidade e identidade cultural", conclui a presidente.