Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita, estreia show gratuito com novas músicas
Bruno Raphael Müller
04/04/2025 11:31
A artista Uyara Torrente, mais conhecida como vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade, apresenta a partir do dia 18 de abril o seu novo show solo, com músicas inéditas e uma produção que mescla música e teatro. A curta temporada, com três sessões gratuitas, terá início no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural, e encerramento no dia 24 de abril no Teatro Guairinha.
Em entrevista à Casa Pinó, Uyara comenta que a ideia do show “Vou Parir um Terremoto” foi trazer uma interseção peculiar entre duas formas de arte. “O diferencial deste trabalho reside na primazia da palavra, na musicalidade intrínseca à sua métrica e ritmo. A palavra é música. A fronteira entre as duas é tênue”, reflete. “E, como artista, este trabalho é desafiador, exigindo ferramentas técnicas e emocionais que, para mim, só foram possíveis com uma equipe e direção incríveis, capazes de assimilar a complexidade da forma, do trabalho técnico e do tema”.
O projeto foi inspirado na canção “Grávida”, de Arnaldo Antunes, interpretada por Marina Lima, que suscitou reflexões sobre a não-maternidade como forma de criação.
Dilemas femininos inspiraram show
Na encenação, Uyara personifica uma figura que enfrenta dilemas, expressando dúvidas e incertezas sobre a condição feminina na atualidade. A artista busca dialogar com o público, apresentando questionamentos e reflexões, ora com humor, ora com seriedade. A idealização do projeto ocorreu em 2021, a partir de diálogos entre Uyara e a escritora Lígia Souza, autora do texto original, e a artista Nadja Naira, diretora cênica.
Além da estreia do show-cênico, há o lançamento de um livro que será distribuído gratuitamente com o texto da peça. “A ideia de que o público possa levar a obra para casa surgiu com o intuito de publicar e divulgar a escrita teatral, especialmente de mulheres”, conta Uyara. “Além da dramaturgia, o livro apresenta imagens do processo criativo de Marco Novak e as letras das canções que compus”.
A estética colorida e sintética da apresentação, conta a artista, contrasta com o texto e as sonoridades ruidosas, que narram histórias de mulheres reais. A fusão de diferentes linguagens artísticas cria uma presença cênica instigante, que amplia o debate sobre temas em alta na sociedade.
"Como artista, esse trabalho é desafiador", avalia Uyara. Crédito: Divulgação.
“Curitiba é rica musicalmente”, afirma Uyara
Uma das grandes referências atuais em relação a música produzida em Curitiba – é difícil conhecer alguém que não foi impactado pelos versos de “Oração” no início da década passada, quando a Banda Mais Bonita da Cidade se tornou um sucesso nacional – Uyara comenta que a cena atual da cidade é tão rica quanto anos atrás.
“Curitiba é rica musicalmente, com diversos estilos e talentos. No ‘Terremoto’, tive a sorte de ter preparação vocal com Julia Klüber, artista que admiro. Ela é cantora, compositora e instrumentista, e tudo que faz é lindo e genial! No espetáculo, temos a instrumentista, cantora e compositora Katze e a baterista Babi Age, da Banda Cigarras, um grupo de rock feminino que se destaca e que adoro!”, elogia ela.
Turnê teatral pelo interior do Paraná e São Paulo após “Terremoto”
Após a curta temporada em Curitiba, Uyara revela que entrará em turnê com o espetáculo “Penélope” pelo interior do Paraná e São Paulo. A peça de teatro explora temas como espera, liberdade e relações familiares, inspirado no mito de Penélope da Odisseia. Na peça, dois irmãos se reencontram após anos de distanciamento, confrontando memórias compartilhadas, luto e culpa. “Também tenho lançamentos do meu projeto solo de música no segundo semestre, da Banda Mais Bonita da Cidade e trabalhos com cinema”, antecipa Uyara.
Serviço
Uyara Torrente apresenta “Vou Parir um Terremoto”
18 e 19 de abril (sexta e sábado) e 24 de abril (quinta)
Horário: 20h
Locais: Auditório Antônio Carlos Kraide (Portão Cultural) nos dias 18 e 19 de abril, e Teatro Guairinha no dia 24 de abril
Endereços:
Portão Cultural: Av. Rep. Argentina, 3.432 - Portão
Teatro Guairinha: R. XV de Novembro, 971 - Alto da XV
Entrada gratuita (retirada de ingressos 1 hora antes no local, sujeito à lotação)