As semelhanças entre artrite reumatoide e osteoartrite, que causam dores intermitentes por meses ou até anos, se resumem ao tecido atacado pelas doenças a cartilagem e as dores nas articulações. Veja as semelhanças e diferenças entre as doenças com dados da escola de medicina da Universidade de Harvard e da reumatologista Licia da Mota, coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Osteoartrite
O que é: também conhecida por artrose, osteoartrose ou doença articular degenerativa, a fricção entre os ossos sem a proteção da cartilagem causa as dores. Onde dói: tende a se localizar nas articulações próximas à ponta dos dedos local poupado pela doença autoimune. Nas mulheres, mãos e joelhos são mais acometidos, enquanto nos homens, a articulação coxofemoral (osso fêmur com a bacia) é normalmente danificada. As áreas que suportam cargas, como coluna, joelhos e quadril são as mais atingidas.
Rigidez: se pela manhã a rigidez na articulação geralmente passa após alguns minutos de atividade física, isso pode ser um sinal da artrose. O mesmo vale se a rigidez volta ao longo do dia, especialmente depois de deixar a articulação parada por uma hora ou mais.
Tratamento: há várias medidas que buscam melhorar a qualidade da cartilagem. Apesar de baixa eficácia, alguns suplementos alimentares têm essa função. Também é possível repor de forma injetável nas articulações substâncias sintéticas que lubrificam a cartilagem e, em fases avançadas, há indicação cirúrgica de troca da articulação. Perda de peso e fortalecimento muscular também fazem parte das medidas de controle da doença.
Artrite reumatoide
O que é: doença autoimune que causa rigidez nas articulações
Onde dói: as regiões mais comuns são mãos, pulsos e pés. A doença não está restrita às articulações. Ela pode atingir outros órgãos, como o pulmão, a pele, os olhos e se caracteriza por ser crônica, progressiva e pelas deformidades quando não tratada. As dores e a rigidez causadas pela condição pioram com o passar do tempo, em questão de semanas ou poucos meses. Confundida com gripes, seus sintomas são fadtiga, febre, fraqueza e poucas dores nas articulações no início da doença.
Rigidez: um dos principais sintomas dessa doença é a rigidez que ocorre pela manhã e que se prolonga, sem passar depois de uma hora.
Tratamento: será para o resto da vida com anti-inflamatórios, às vezes corticoides e imunossupressores. Atualmente, tem-se estudado o uso de agentes imunobiológicos como opções terapêuticas. O tratamento é focado em tirar a dor e controlar a doença. São usados medicamentos modificadores do curso da doença, que impedem o processo autoimune.
Colunistas
Agenda
Animal