Prevenção

Campanha mundial alerta para os riscos do câncer de próstata

Geanine Ditzel, especial para a Gazeta do Povo
06/11/2014 17:07
Thumbnail

Campanha nas redes sociais do No Shave November | Reprodução

Assim como o Outubro Rosa, que pede para as mulheres usarem rosa para alertar a população sobre os riscos do câncer de mama, a campanha Novembro Azul chega para informar e conscientizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia/PR é que em 2014 cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no país. Um dado alarmante que a campanha Novembro Azul quer reverter.
Mas, ao invés de apenas vestir azul, os homens encontraram uma forma mais bem humorada de chamar a atenção para o problema.
A campanha No Shave November pede para que os homens não façam a barba durante todo o mês de novembro.
O movimento nasceu na Austrália, em 1999, e na época era chamado de Movember (a união das palavras moustache+november). Ele pedia para que os homens deixassem apenas o bigode crescer. Desde então, a campanha ganhou o mundo.
Foram os norte-americanos, no entanto, que radicalizaram a ação e pediram para que os homens deixassem de fazer toda a barba. A decisão provavelmente tenha sido tomada para aumentar o número de adesões.
Aqui no Brasil, o movimento ainda não é tão popular assim. Que tal, então, participar e aumentar o número de barbudos do país? A causa é nobre!
Sobre a doença
O câncer de próstata é silencioso, quando os sintomas aparecem o estágio da doença está avançado e, com isso, as chances de cura diminuem consideravelmente. Segundo o médico urologista Márcio de Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia/PR, em 90% dos casos o sintoma não é sentido mas, felizmente, 90% também é o percentual de chances de cura quando o diagnóstico é feito a tempo. "Estamos tentando mudar o paradigma e conscientizar os homens a fazer o exame antes da doença avançar, pois quando isso acontece o paciente melhora com o tratamento mas perde em qualidade de vida.
Prevenção
De acordo com o urologista Márcio de Carvalho, quase 70% dos casos surgem após os 65 anos, mas o exame deve ser feito a partir dos 50 anos, devendo ser antecipado caso o homem seja de raça negra – eles constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença – e em caso de histórico familiar.
Consciência
As mulheres vêm tendo um papel importante na prevenção do câncer de próstata uma vez que "empurram" seus parceiros para o exame. "A participação da mulher é relevante, muitos pacientes chegam no consultório acompanhados da mulher ou dizem que elas os incentivaram a ir", revela o urologista.
Mobilização
A Sociedade Brasileira de Urologia/PR está à frente de uma série de atividades de conscientização que vem acontecendo durante o Novembro Azul. Uma delas será realizada no dia 29 de novembro, em Curitiba, quando uma barraca será montada na Boca Maldita, das 10 às 16 horas, para informar a população sobre a doença e sua prevenção. Londrina e Maringá também recebem a ação. Para saber mais sobre a doença, acesse http://www.sbu.org.br/?campanha-novembro-azul
Para entender melhor como funciona o No Shave November, acesse www.no-shave.org.