Estresse

Relaxar é preciso

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
31/01/2015 02:19
Thumbnail
Se você é do tipo que está sempre conectado, é possível que faça parte dos 70% da população brasileira que sofrem com estresse. Como temos muitos estímulos, internet, trabalho, trânsito, estamos sempre ‘esperando o leão atacar’. Para descansar, aposte em atividades que promovam uma desconexão.
Shiatsu
A técnica oriental trabalha com pressão dos dedos desfazendo nós de tensão e desbloqueando energias estagnadas. "É uma massagem doída", diz a proprietária do Gaya Bem-Estar SPA,Daniela Reis. Relaxa, recupera a amplitude dos movimentos e faz fluir energia pelo corpo. A que trabalha cabeça, pescoço e ombros (shiatsu crânio-facial) é recomendada, diz Tereza Zanchi, dona de SPA homônimo, para tratar dores de cabeça frequentes e insônia.
Watsu
Uma variante do shiatsu, é realizada em água aquecida a 34°-36°. Proporciona movimentos de alongamento de forma passiva. "É uma terapia de entrega", diz a fisioterapeuta do Lapinha SPA Simone Ferreira. A técnica deve ser evitada por quem tem pressão baixa, devido ao calor, ou labirintite, por causa da constante movimentação na água.
Massagem Ayurvédica
Técnica indiana que restabelece o bem-estar físico, mental, energético e emocional. Feita no tatame, usa pressão das mãos e movimentos passivos do ioga. Recupera a amplitude dos movimentos, ajuda na circulação da energia corporal e fortalece o sistema imunológico.
Pedras Quentes
Esta "massagem acolhedora" relaxa e conforta usando o calor, o toque e a troca de energias, sem focar em pontos de tensão ou dor. As pedras massageiam, estimulando os processos fisiológicos e melhorando a circulação. É contraindicada para quem tem intolerância ao calor e doenças de pele (feridas).
Relaxamento ativo
Ioga e tai chi chuan são boas opções de relaxamento ativo, diz Daniela Reis, do Gaya Bem-Estar SPA. A escolha da atividade depende do gosto pessoal. Experimente. "O maior desafio é se permitir experimentar práticas de relaxamento. Conheço homens que têm vergonha de receber uma massagem, por exemplo", diz ela.