A companhia aérea TAP Air Portugal anunciou a intenção de ter voos diretos entre Curitiba e Lisboa a partir de 2026. A confirmação foi feita por Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, durante a WTM Latin America, evento realizado em São Paulo.
A companhia aérea considera Curitiba como um destino prioritário para expansão no Brasil. Segundo Antunes, o potencial do Paraná e os dados operacionais da TAP justificam a inclusão da capital paranaense como a 14ª cidade brasileira com ligação direta para Lisboa.
Atualmente, a TAP opera 102 voos semanais para 13 capitais brasileiras. A implementação do voo para Curitiba dependia de questões técnicas relacionadas à pista e à frota, que a companhia espera resolver com sua expansão até 2026.
A concretização da rota Curitiba-Lisboa facilitará o deslocamento de passageiros do Paraná para a Europa, eliminando a necessidade de escalas que, hoje, são a única opção. A TAP busca consolidar sua posição como principal transportadora entre Brasil e Portugal.
A nova pista do Aeroporto Afonso Pena, com 3 mil metros de extensão, tem previsão de entrega até 31 de dezembro de 2026, conforme o contrato de concessão com a CCR. A ampliação dessa infraestrutura aeroportuária será essencial para o aumento de voos de longa distância.
Colunistas
Agenda
Animal