O curitibano Lucas Reichdal, 16, levou R$ 30 mil ao vencer a atração Torrecopos 2016 Speed Stacking, exibida no último sábado (5) no programa Caldeirão do Huck. Ele já havia participado da competição em outras três oportunidades, alcançando o vice-campeonato em 2014. No empilhamento esportivo de copos, ganha quem fizer três torres com 12 copos no menor tempo possível.
Na terceira etapa da competição, Reichdal e outros competidores desafiaram Vitor Benites da Silva, 14, de Caixas do Sul (RS). Silva havia conseguido a marca de 7 segundos e 716 milésimos no último programa exibido pela Rede Globo e retransmitido pela RPCTV. Após o primeiro desafio de sábado, o jovem baixou ainda mais a marca ao atingir 7 segundos 394 milésimos.
Reichdal foi o último competidor a desafiar Silva. Pelas regras do programa, ele tinha três tentativas de derrubar a marca do então líder. Conseguiu o feito na terceira, com o tempo de 6 segundos 924 milésimos.
O programa Caldeirão do Huck é a sede da etapa brasileira do esporte. Segundo o apresentador Luciano Huck, o esporte está presente em mais de 55 mil escolas em 55 países diferentes. O recorde mundial dessa competição pertence a um jovem norte-americano, da Carolina do Norte, que empilhou os copos em 5 segundos.
Cristina Inkote, mãe de Reichdal, comemorou a vitória do filho com uma postagem na rede social Facebook. “Feliz !!!!!! O sonho do meu Luquinhas foi realizado. Desde 2012 sonhando! Parabéns meu amor, a vitória vem com a luta, e todos sabemos o quanto vc persistiu!.”
Para participar da competição exibida na TV, o jovem tem de estar entre os 12 mais rápidos do país. A próxima edição ocorre em 2017.