Televisão

Saiba como será a nova fase da novela “Além do Tempo”

Willian Bressan
17/10/2015 15:03
Thumbnail

Paolla Oliveira, Rafael Cardoso e Alinne Moraes com figurinos da primeira fase... e os três atores com o visual contemporâneo para o salto de 150 anos na trama. Fotos: Divulgação/TV Globo.

Depois de levar os telespectadores a uma viagem pelos costumes do século 19 (quem não ficou com vontade de participar de um convescote?), a trama das 18 horas de Elizabeth Jhin dá um salto de 150 anos e passa a ser ambientada em 2015. No capítulo de Além do Tempo, previsto para ir ao ar no dia 21 de outubro, os personagens voltam com os mesmos nomes, mas com trajetórias e estilos de vida diferentes. Por conta disso, não irão se reconhecer quando estiverem frente a frente novamente. No entanto, irão carregar a sensação de que se conhecem de algum lugar. Apesar das mudanças, cada personagem carregará algo do passado. “Quando escrevi Além do Tempo, que é uma história de amor que ultrapassa diversas gerações, tive a ideia de fazer uma novela diferente do formato a que estamos acostumados, em dois momentos distintos. Em vez de mostrar como foi o passado dos personagens através de sonhos ou em cenas de flashback, quis contar e mostrar as histórias deles de fato. Depois, praticamente em uma nova novela, narrar como será a vida deles, após muitos anos”, explica a autora.
Paolla Oliveira, intérprete da vilã Melissa, amada pelo público, revelou que a megera voltará bem diferente: “ela volta mais serena, cheia de bons sentimentos, mãe de família trabalhando e cuidando da casa”, adiantou. Alinne Moraes, intérprete da mocinha Lívia, também adiantou as mudanças: “a personagem do século 19 era mais fechada, submissa, olhava muito para baixo. Agora ela vem mais segura, tranquila e bem resolvida. É outra postura”, resume.
Para o diretor de núcleo, Rogério Gomes, o Papinha, realizar os dois momentos de Além do Tempo é um dos maiores desafios de sua carreira, da equipe de produção e do elenco. “É instigante e estamos com boas expectativas. Eu e a Beth (Elizabeth Jhin) trabalhamos juntos em outras ocasiões e ela conhece a minha linguagem, assim como conheço a dela, o que facilitou bastante o nosso trabalho”, conta Rogério. O diretor ressalta ainda que haverá novos personagens como a Alice, interpretada por Klara Castanho; e Queiroz (Zé Carlos Machado), entre outros.
Novo visual
A atriz Paolla Oliveira precisou iluminar as madeixas e deu adeus aos cachos escuros para a segunda fase da novela. Com o cabelo ondulado e mais claro, a intérprete de Melissa confessa que levou um susto ao se ver loira. “Mudança radical! Eu brinquei que hoje eu estava sem identidade, não sabia muito quem eu era. Dormi morena e acordei loira. O mais legal é que todos mudaram, mas ainda têm características passadas. Eu mantive o cabelo comprido, apesar de estar loira”.
A atriz Paolla Oliveira clareou as madeixas para a nova fase da novela. (Foto: Gshow)
A atriz Paolla Oliveira clareou as madeixas para a nova fase da novela. (Foto: Gshow)
Desafio grande também para as equipes de figurino e caracterização, que precisam manter uma ligação com a primeira fase. Não houve reaproveitamento de roupas, uma vez que o vestuário é muito distinto de uma época para outra. A figurinista Natalia Duran está produzindo em torno de 30 peças por personagem. “Vai ser um figurino contemporâneo, mas que ao mesmo tempo tem a delicadeza do interior, pois BellaRosa é uma cidade pequena”, conta.
Alguns personagens terão traços de sua personalidade mantidos em seus figurinos, mesmo com o passar do tempo. É o caso de Dorotéia (Julia Lemmertz), que sempre foi elegante e agora, embora não tenha muito poder aquisitivo, mantém um estilo próprio ao se vestir, mesmo que de forma simples.
A maquiagem da maioria dos personagens segue um tom suave, como foi na primeira fase, mas com um ar atual. Os cabelos foram bem modificados, seguindo tendências de corte e cor, como no caso do cabelo de Paolla Oliveira.
O amor eterno
A nova fase começa, mais uma vez, com uma intensa e mágica troca de olhar entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Os dois se encaram através do vidro de um metrô no Rio de Janeiro. No meio do caos e da correria, acontece mais um instante especial, como se eles se conhecessem há muitos e muitos anos e estivessem predestinados a se encontrar ali. Enquanto o metrô parte, de um lado fica Felipe, perturbado e atônito com a beleza e o olhar da personagem. Na outra plataforma, quando toca o celular, Lívia também fica extremamente mexida e balançada com aquela situação.
Lívia é filha de Emília (Ana Beatriz Nogueira). Linda e muito bem-sucedida, nasceu na Itália e cresceu dentro do mundo dos vinhos. A sua família é dona de uma grande vinícola na Toscana, chamada Beraldini. Seu pai era enólogo e Lívia aprendeu com ele os segredos da fabricação do vinho. Com o objetivo de se profissionalizar, se formou em viticultura na Itália e fez vários cursos na Europa. Depois que seu pai faleceu, sua mãe voltou ao Brasil para cuidar dos negócios da família, que tem uma empresa de importação e exportação no Rio de Janeiro. Além do convívio cheio de atritos com a mãe, Lívia ainda tem que enfrentar o ciúme doentio de Pedro (Emílio Dantas), que parece ter conseguido o que perseguia há tanto tempo: o seu o amor. No século 21, os dois são noivos e ele é um dos diretores da Beraldini, mas a troca de olhar com Felipe, mais uma vez, vai tomar o coração de Lívia.
Em 2015, Felipe (Rafael Cardoso) é casado com Melissa (Paolla Oliveira) e pai de Alex (Kadu Schons). A família vive em Belarrosa, uma pequena cidade localizada no sul do país. Felipe é um homem apaixonado pela terra e dono de uma pequena vinícola, chamada Campobello. Ele não tem sonhos de se tornar milionário e é feliz com a vida confortável e humilde que leva.
Cena da nova fase: Livia (Alinne Moraes), Anita (Letícia Percilles) e Rita (Daniela Fontan).
Cena da nova fase: Livia (Alinne Moraes), Anita (Letícia Percilles) e Rita (Daniela Fontan).
Irene Ravache e Othon Bastos.
Irene Ravache e Othon Bastos.
Julia Lemmertz: sofisticação.
Julia Lemmertz: sofisticação.