Foram apenas cinco meses no ar. Mas este tempo não foi o suficiente para que Babilônia caísse no gosto do público. De destaque positivo, só a volta de Gloria Pires como vilã no horário nobre. A baixa audiência e as muitas mudanças a que a história foi submetida acabaram por desfigurar a trama por completo.
As veteranas Natália Thimberg e Fernanda Montenegro, por exemplo, “sumiram” da novela após a polêmica do beijo gay. Só retornaram com força total nos últimos capítulos. O personagem de Marcos Pasquim deixou de ser gay para se interessar pela mocinha Regina (Camila Pitanga) e acabou morrendo assassinado. Sophie Charlotte e Bruno Gagliasso viram as histórias de seus personagens minguarem logo nas primeiras semanas. Isso porque Alice seria garota de programa, mas a classificação indicativa não permite que o tema prostituição seja abordado às 21h, o que fez com os que os dois perdessem o rumo.
Gagliasso, ao final, acabou sendo assassinado, o que gerou o mistério – batido e sem criatividade – de “quem matou Murilo”, recurso usado pela q
uinta vez seguida em uma novela de Gilberto Braga. O excesso de “realidade” – vingança, assassinato – contribuiu para a decadência da audiência e que o público buscasse outras opções de entretenimento no horário.
Sem inovar, Babilônia sai do ar sem deixar saudades e com o sentimento de que o autor Gilberto Braga e o diretor Dennis Carvalho precisam se reinventar caso voltem para um próximo trabalho. Que venha, A Regra do Jogo.
INTERVALO
Está marcado para o dia 19 de setembro o lançamento da biografia “Gabus Mendes: Grandes Mestres do Rádio e Televisão”, do jornalista e pesquisador Elmo Francfort. Serão mais de 400 páginas que contarão a trajetória da família Gabus Mendes. O lançamento marcará os 65 anos da televisão no Brasil e 20 anos da Associação Pró-TV.
Merece destaque as últimas edições do Plug, exibido pela RPC. A apresentadora Michelly Correa comprovou que não é preciso ir muito longe para um passeio de fim de semana e mostrou as belezas e riquezas de Campo Largo e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
As gravações do Masterchef Júnior, da Band, começam na primeira semana de outubro e a estreia está prevista para a primeira quinzena do mesmo mês.