Filmes, seriados e programas de entretenimento são o principal recheio da tevê paga brasileira. Mas, quando o assunto é audiência, outro segmento aparece como a cereja do bolo: atrações infantis. Nos rankings semanais que o Kantar Ibope Media começou a divulgar desde setembro, destaca-se a supremacia dos canais para crianças na tevê por assinatura. No Top 10 dos programas mais assistidos na faixa entre 20 horas e 22h30 – o chamado horário nobre –, geralmente nove deles são voltados aos pequenos. O Discovery Kids (com o Show da Luna! e Peppa), canal mais assistido da tevê por assinatura há pelo menos seis anos, e o Cartoon Network (com Os Jovens Titãs em Ação, Apenas um Show e Titio Avô ) dominam as listas de audiência. Até o mês passado, esses dados não eram de domínio público.
Na contramão
Esse movimento coincide com a diminuição das atrações para crianças no canal aberto. Nos últimos seis anos, os programas foram desaparecendo da grade. A TV Globinho, por exemplo, foi excluída totalmente da programação, dando lugar a atrações de entretenimento, como Encontro com Fátima Bernardes. As principais emissoras, entre elas Record e Band, seguem na mesma linha, com pouco investimento e espaço limitado. Na TV aberta, o SBT é o único canal que ainda parece apostar nos pequenos, com a manutenção do Bom Dia & Companhia e a produção de novelas.
Se as emissoras abertas estão diminuindo as atrações infantis, as televisões pagas têm investido na qualidade de seus conteúdos voltados a esse público. Enredos que unem elementos pedagógicos e estimulam o imaginário infantil estão presentes nos canais fechados, indo além do desenho, como as séries em live-action. A programação é contínua, 24 horas por dia, o que também contribui para a retenção dos telespectadores. “Nosso padrão também se estende às produções locais, com séries nacionais em alto nível. Esse cenário de destaque da programação infantil (a liderança de audiência) vem de algum tempo na tevê fechada, e é um fenômeno interessante que nos favorece”, afirma Daniela Vieira, diretora de conteúdo do Cartoon Network Brasil.