Ana Machadão e Tina Pepper garantem boas risadas no Canal Viva
Willian Bressan
14/11/2015 15:02
Lego cria pantufa para proteger seus pés das peças no chão. Divulgação.
Regina Casé como Tina Pepper e Evandro Mesquita em cena de “Cambalacho”. (Foto: Cedoc/Globo)
Você sabe o que é “Cambalacho”? Se não sabe, precisa dar uma olhadinha nos capítulos da novela da Globo de 1986 reprisada pelo Canal Viva às 14h30 e à 1 hora da manhã. Primeira novela escrita após o fim da censura federal, Silvio de Abreu ousou ao mostrar os protagonistas vividos por Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri como dois trambiqueiros, mas de coração mole. Graças ao Canal Viva é possível assistir as peripécias (e se divertir muito!) dos dois veteranos.
Fernanda Montenegro como Naná e Gianfrancesco Guaranieri como Jejê: dois trambiqueiros, mas de coração mole. (Foto: Cedoc/Globo)
A ideia original era mostrar como o Brasil “entendia” os pequenos delitos e a mania de querer levar vantagem em tudo. Silvio de Abreu só não esperava que o Plano Cruzado fosse lançado e uma onda de honestidade tomasse conta do país com o surgimento dos fiscais do Sarney. Por conta disso, a trama virou mais comédia e a crítica apareceu em pitadas cômicas, rendendo divertidos momentos como Lili Bolero (Consuelo Leandro) com a tabela da Sunab na mão e com o bordão “eu sou pela moral e pelos bons costumes”.
Memoráveis também as atuações de Natália do Valle como a vilã Andreia Souza e Silva e suas cenas ao som de “Perigosa”. Brilhante ainda a forma como Silvio abordou o preconceito ao criar um casal formado por uma mecânica (casca grossa), Ana Machadão (Deborah Bloch) e o sensível bailarino Thiago (Edson Celulari). Regina Casé como a divertida Tina Pepper (homenagem à diva Tina Turner) roubou várias cenas.
Se as novelas atuais carecem de inspiração e ideias originais, “Cambalacho” dá um banho de criatividade e boas risadas. Vale a pena ver de novo ou, no meu caso, ver pela primeira vez e se deliciar.
INTERVALO
O ator mirim e curitibano Fhelipe Gomes (foto acima), que dá um show como o deficiente visual Téo de ?Cúmplices de Um Resgate? (SBT/Rede Massa, 20h30) poderá ser visto também em ?Rei Davi?, que volta à tela da RICTV Record a partir desta segunda (16). Com isso, ?Os Dez Mandamentos?, na última semana, será exibida das 21 às 22 horas.
Itália é o mais novo destino de Titi Müller para a terceira temporada do ótimo ?Anota Aí – os 10 Mais?, com previsão de estreia para 2016 no Multishow.
A RPC passou a transmitir ao vivo os telejornais ?Paraná TV? – 1ª e 2ª Edições de Curitiba pelo site do G1 Paraná.