Turismo

5 castelos fabulosos para se hospedar em clima de “Game of Thrones”

Roberto Couto
17/05/2016 22:00
Thumbnail

Localizado no noroeste da Irlanda, o Ashford Castle data do século 13, foi residência da família Guinness e hoje integra a cadeia The Red Carnation Hotel Collection. Fotos: Divulgação.

Visitar castelos na Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Irlanda pode transformar qualquer viagem em uma experiência “Game of Thrones”. Melhor ainda se o turista puder se hospedar neles e ter a oportunidade de pernoitar em opulentas acomodações usadas por nobres durantes séculos. De construções que são uma viagem pela história de um país a propriedades que oferecem programas típicos da nobreza, passando por locais que permitem aos fãs conhecerem locações de séries de sucesso, confira cinco fabulosos castelos que aceitam hospedagens
Ashford Castle (Irlanda)
Localizado no noroeste da Irlanda, o impactante Ashford Castle data do século 13, foi residência da família Guinness (sim, dona da famosa cerveja!) e recebeu visitantes ilustres como o rei George V, o príncipe Rainier e princesa Grace do Mônaco. O hotel cinco estrelas, que integra a cadeia The Red Carnation Hotel Collection, oferece 83 opulentas acomodações com obras de arte, mobiliário antigo cuidadosamente selecionado, tecidos suntuosos nas paredes, camas sob medida e roupas de cama de algodão egípcio. O castelo anglo-normando, que sofreu ampliações durante séculos e tem 141 mil m² de área construída, oferece um spa (com piscina cinematográfica) e passeios de caiaque e de barco no Lago Corrib. Os hospedes são convidados também a conhecer a escola de falcoaria (a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça) no local, a mais antiga estabelecida na Irlanda. Quartos deluxe  podem acomodar dois adultos e duas crianças menores de 12 anos por 595 euros por dia em julho.
Imagine se hospedar em um castelo medieval no alto de uma montanha e, ao abrir a janela do quarto, poder apreciar o belo cenário formado pelo rio Reno e um gracioso vilarejo da Alemanha? Esta é a visão de quem passa a noite no Schloss auf Schönburg, o belo castelo da cidade de Oberwesel, a 85 km de Frankfurt. O castelo oferece 25 suítes (não fumantes) e os clientes podem percorrer vários ambientes da construção do século 12 que foi residência dos duques de Schönburg. Dá para perambular por áreas como a torre da prisão, a biblioteca e a sala da lareira. As diárias custam a partir de 250 euros com café da manhã (há até uma opção de 170 euros, mas os quartos são modernos). O restaurante do castelo é aberto ao público.
Highclere Castle (Inglaterra)
Muitos fãs da série Downton Abbey não sabem, mas é possível se hospedar no castelo vitoriano que serve de cenário para a produção britânica durante parte do ano. Os donos do Highclere Castle aceitam reservas para a ala de hóspedes denominada Lodge London. Localizado na cidade de Newbury, no condado de Berkshire, a 83 km a oeste de Londres, o Castelo de Highclere foi construído no século 19 e é morada do conde e da condessa de Carnarvon. Muito da decoração original do interior é usada na série e quem acompanha os episódios reconhece facilmente alguns ambientes, como a biblioteca, a sala de estar (drawing room), as escadarias e o hall. O Lodge London ocupa uma construção de 200 anos, mas suas acomodações para duas pessoas, com decoração em estilo clássico, têm todas as comodidades modernas de quartos do hotel, que incluem televisão de tela plana, wi-fi, frigobar e, é claro, chaleiras elétricas para os hóspedes prepararem um delicioso chá inglês. As diárias custam a partir de 350 libras.
Erguido no século 12 em uma colina, no lugar de uma fortaleza árabe, o castelo medieval teve como primeiro “senhor” o arcebispo de ToledoBernardo de Agen, que conquistou a cidade de Sigüenza, a 131 km ao nordeste de Madri, na Espanha, dos muçulmanos em 1.123. São nove séculos de história até o local ser transformado em um “parador” (denominação espanhola para hotel de luxo em construções históricas) e passar a oferecer 81 quartos com decoração em estilo medieval, inclusive com direito a camas com dossel, mobiliário de madeira esculpida e tapetes com tecidos feitos a mão. Algumas acomodações têm vista para o vale repleto de pomares e pinheiros. Pelas áreas públicas do Castillo de Sigüenza uma verdadeira viagem no tempo por conta dos enormes lustres, armaduras, tapeçarias e bandeiras brilhantes. Diárias a partir de 135 euros sem café da manhã, que sobe para 169 euros com a refeição da manhã inclusa (junho).
No Vale do Loire, em meio à Floresta de Sologne, o Château de La Ferté Saint Aubin é (literalmente!) uma majestosa propriedade a cerca de 20 km da cidade de Orleans, na França. Estima-se que uma parte do castelo do país europeu exista desde o século 11. Hoje, o château pertence a uma família que comprou a propriedade em 1987. Além da construção principal, com vários ambientes suntuosos com mobiliário do século 16, o Saint Aubin tem amplos jardins, uma capela e dois anexos para receber hóspedes: um pavilhão do século 17 (foto do meio acima) considerado patrimônio histórico (que pode receber seis pessoas no primeiro andar e nove pessoas no segundo) e uma charmosa casa de campo para até 15 pessoas. As diárias nos dois locais custam 450 euros por pessoa, com estada mínima de duas noites. O castelo aceita reservas para eventos, como casamentos.