O
Airbnb já tem reservas confirmadas para mais de
55 mil visitantes no
Rio de Janeiro durante a
Olimpíada Rio – 2016, a um preço médio de
R$ 578 por noite. Considerando que cada reserva acomodará em média três pessoas, o preço médio per capita por noite é de cerca de R$ 193).
A inédita
parceria do Airbnb com o Comitê Organizador Rio 2016 surgiu da necessidade de alojamento do grande número de
turistas previstos para o evento. Nos últimos 12 meses, o número de espaços anunciados dobrou, um reflexo da grande expectativa dos cariocas de participar do impacto econômico gerado pelo evento. Com
mais de 35 mil anúncios, o Rio é hoje o
quarto maior mercado do Airbnb no mundo, atrás de
Nova York, Londres e Paris.
Ainda há disponibilidade de datas durante os jogos. Entre os visitantes que já reservaram pela plataforma, 56% são estrangeiros, de mais de 110 países, vindos principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, França e Austrália. Os outros 44% são brasileiros.
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“Temos trabalhado para que os moradores participem e se envolvam com o evento enquanto fazem uma renda extra, bem-vinda na crise econômica. O
Airbnb também representa a possibilidade de
viagem mais acessível, num momento em que os preços costumam disparar”, afirma Leonardo Tristão, diretor geral da companhia no Brasil.
As reservas, com média de seis dias de duração, estão distribuídas em
54 bairros da cidade, e os locais mais procurados são Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Leblon e Botafogo. Também há reservas de
apartamentos em
bairros fora do eixo tradicional turístico, como Méier, Del Castilho e Marechal Hermes.
Para promover a segurança e bem estar de sua comunidade, os usuários do Airbnb devem consultar as avaliações de hóspedes e anfitriões antes da reserva. A plataforma faz a verificação de identidade, contatos e perfis sociais dos usuários. E o pagamento só é repassado depois do check-in. Além disso, os anfitriões contam com uma garantia de US$ 1 milhão para eventuais danos patrimoniais.
O Airbnb iniciou suas operações no Brasil em 2012 com 3,5 mil anúncios e, hoje, conta com mais de 90 mil anúncios em todos os Estados.