Turismo

Além de comer chocolate, dá para saber mais sobre o cacau

Luciane Horcel
11/07/2012 14:00
Em tempos de Gabriela, personagem de Jorge Amado que enche os olhos na telinha da Rede Globo, a produção de cacau de Ilhéus e outras cidades baianas voltam a ficar em evidência. Por isso não poderia ser melhor o momento escolhido para a realização do Salão do Chocolate em Salvador, Bahia, que vai até o próximo domingo (15).
Realizado pela primeira vez na América do Sul e em um país produtor de cacau, o salão busca chamar a atenção tanto para a produção cacaueira, correspondente a 70% do total no país, quanto para a produção de chocolate no estado.
A relevância do evento chama a atenção, mas para os turistas o que realmente importa são os muitos atrativos disponíveis. Aulas de culinária, palestras, estandes de fabricantes estrangeiros e nacionais com deliciosas amostras, e até uma programação cultural com shows e exibição de filmes baseados no cotidiano baiano, como “Capitães da Areia”, baseado no livro de Jorge Amado.
Outro destaque é uma minifazenda de produção de cacau, com mudas de várias espécies e um espaço para secagem das amêndoas, que pode ser conferida pelos visitantes.
Para quem se encanta com a vida cacaueira, a dica é arrumar as malas e conferir as Rota do Cacau ou do Chocolate. Os pacotes incluem visitas a fazendas, atrativos naturais da região, comunidades indígenas e passagem por Ilhéus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras.