Aposentado há 47 anos, navio de luxo SS United States voltará renovado aos mares
Roberto Couto
09/02/2016 22:00
Nos anos 1950 e 1960, o SS United States fazia constantes rotas entre o porto de Nova York e a Europa. Fotos: divulgação.
Ele pode não ser famoso como o Titanic. Mas até 1969, quando deixou de navegar como navio de passageiros, o SS United States era o transatlântico mais luxuoso do mundo. Quarenta e sete anos depois de sua aposentadoria, a companhia de navegação de luxoCrystal Cruises anuncia a volta da embarcação, que passará por uma renovação total.
Depois da remodelação, o SS United States poderá receber 800 passageiros em 400 suítes de luxo com mais de 30 metros quadrados e facilidades como salões de jantar, spa e entretenimento, entre outras exclusividades. A Crystal Cruises ainda não tem uma estimativa de quando o transatlântico estará pronto para retornar à ativa. Mas já informou que o navio fará roteiros pela costa dos Estados Unidos e internacionais.
Para dar à embarcação os ares do século 21, a Crystal Cruises terá que adaptar o SS United States a várias décadas de novas regras marítimas. Mas a companhia afirma que irá manter os detalhes do desenho original, como as áreas internas Promenade e o Navajo Lounge. Todo o trabalho de renovação será feito sob a supervisão da SS United States Conservancy (SSUSC), uma ONG que tem se empenhado ao longo dos anos para manter a história de famosos navios construídos nos Estados Unidos.
Glamour
Inaugurado em 1952, o SS United States era a embarcação mais glamourosa do mundo em sua época, tendo em seus decks a presença de presidentes norte-americanos como John F. Kennedy e Dwight Eisenhower; estrelas e astros de Hollywood, como John Wayne, Elizabeth Taylor e Marlon Brando; e membros da realeza, como os duques de Windsor e os príncipes de Mônaco Rainier e Grace Kelly. O navio de 60 mil toneladas também bateu recordes. No ano de sua inauguração, atingiu a velocidade de 59 quilômetros por hora, um recorde ainda mantido.
Depois da aposentadoria, o navio esteve sob posse da reserva da marinha dos Estados Unidos. Em 1978, foi colocado em leilão e atraiu o interesse de compradores. Após passar por mãos e planos diferentes, a Norwegian comprou o transatlântico em 2003 para remodelá-lo. A crise econômica que assolou o país, porém, interrompeu os planos e o SS United States foi posto novamente à venda.
Agora, a Crystal Cruises comprou a embarcação que está numa doca no Rio Delaware, próximo a Filadélfia. O SS United States tem uma extensão de 302 metros, sendo 33 metros maior do que o Titanic. Outra comparação: o Allure of the Seas, o maior navio do mundo, tem 361 metros de comprimento.