Turismo

Avião futurista promete levar passageiros de Nova Iorque à Londres em 11 minutos

Bruna Covacci
29/01/2016 09:00
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Você não precisa mais ser o protagonista de Jumper (2008) para fazer compras em Nova Iorque e meia hora depois pedalar nas margens do Rio Tâmisa, em Londres. Quer saber como? O projeto de um avião futurista promete reduzir de quase sete horas para 11 minutos o trajeto da Big Apple até as terras da rainha.
O jato viajaria a uma velocidade de Mach 24. Ou seja, 12 vezes mais rápido que um Concorde – avião comercial que atinge até 2.179 km/h. O designer industrial do projeto, Charles Bombardier, apelidou o conceito de Antipode. De acordo com os cálculos da publicação, se o jato descolasse de Nova Iorque, chegaria a Paris em 11 minutos, a Tóquio ou Dubai em 22 minutos, a Xangai em 24 minutos, a Hong King em 26 minutos e a Sidney em 32 minutos.
A tripulação é enxuta, com a capacidade de transportar, no máximo, dez passageiros. De acordo com a revista “Forbes”, as asas do jato seriam equipadas com propulsores e foguetes capazes de impulsionar a aeronave a 40 mil pés rapidamente. Em movimento, ele seria alimentado pelo motor scramjet que, diferente dos motores a jato convencionais, não tem praticamente nenhuma peça móvel. E, ao contrário de foguetes, queima o oxigênio da própria atmosfera, não precisando transportar os pesados tanques.
O projeto ainda não saiu do papel. Bombardier reconhece o alto custo de fabricação da aeronave. “Acredito que o custo será pelo menos de 150 milhões de dólares [cerca de 138 milhões de euros] por avião e poderia tornar-se realidade apenas se houver demanda”, disse em entrevista a Forbes. O engenheiro ainda afirma que o projeto necessita de mais investigações para responder a algumas perguntas pendentes, como o material adequado para a construção do veículo e que mecanismos serão utilizados para aliviar os efeitos da força-g sob os passageiros.
De acordo com informações da CNN a maior dificuldade para o projeto funcionar é o calor. Objetos que viajam a mais de Mach 5 podem chegar a 980º C e são poucos os materiais que conseguem resistir a esta temperatura.