Turismo

Barra da Tijuca quer ser a “nova” queridinha do Rio de Janeiro

Deise Campos
08/07/2017 18:00
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Praia da Mabumba, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Argumentos não faltam para que os turistas, e o próprio carioca, voltem seus olhos novamente para a Barra da Tijuca, palco dos grandes eventos das Olimpíadas em 2016, e volte a ser “a queridinha” no Rio de Janeiro. Os atrativos naturais na Zona Oeste, com praias tranquilas e grandes áreas verdes, mas também culturais e de entretenimento, como um grande número de shoppings e centros de convenções, entre eles, o Riocentro, o segundo maior da América Latina. E mais, é na Barra onde está sendo montada a nova Cidade do Rock para o Rock in Rio em setembro.
“O Rio passou por muitas mudanças nos últimos cinco anos para receber os jogos.  A Barra da Tijuca ganhou muito, mais hotéis, mais mobilidade, mais visibilidade. Mas não atingimos ainda o potencial que ela tem. Queremos que os turistas vivam a Barra, que o carioca viva a Barra”, afirma Michael Nagy, diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, que atua em conjunto com empresas e hotéis para incentivar o turismo e os negócios no Rio, e um entusiasta da Barra.
Ainda não se convenceu? Segundo os agentes do setor turístico, toda a infraestrutura criada para as Olimpíadas consolidou a Barra como um destino auto-suficiente. A chegada do BRT (sistema de transporte coletivo inspirado no ícone curitibano) e da Linha 4 do metrô deixou a região mais próxima da Zona Sul e do centro. Outra vantagem  é o grande número de hotéis zero km, com diárias  em torno de 30% menos em relação à Zona Sul. De acordo com a Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), em 2016, a Zona Oeste fechou 2016 com 35 hotéis e este número não para de crescer. Nos últimos cinco anos, o número de quartos passou de 3,5 mil para 14 mil.

Praias

São 28 km de areia que passam por pelo menos nove praias mais importantes, entre elas a do Pepê (forte na prática de esportes), Reserva, da Barra (são 6 km de praia), Recreio, Macumba, Prainha (para os surfistas) e Abricô (para os interessados em nudismo). Entre os passeios que incluem áreas verdes, valem as visitas ao Parque da Pedra Branca, considerado o maior parque urbano do mundo, e o Sítio Burle Marx, com suas artes, esculturas e plantas tropicais da antiga residência do famoso paisagista.

“Pantanal carioca”

A barra tem até um “pantanal”, brincam os cariocas. Ganhou este nome por conta da travessia realizada pela Lagoa de Marapendi, que além de permitir o acesso às principais praias, é considerada um minipasseio ecológico. Durante o trajeto, os passageiros entram em contato com a flora e fauna local, como aves e jacarés (estes mais difíceis de serem vistos), e são presenteados por uma paisagem  que impressiona. Os passeios, que podem ser realizados pela empresa Barrabalsas, são contratados em hotéis locais, com direito à música ao vivo durante o por do sol e custam a partir de R$ 35 por pessoa (para grupos fechados).

Compras

Para o roteiro de compras, um leque de opções de shoppings – a região tem 26 grandes empreendimentos. Se o interesse é buscar algo mais “em conta”, o Uptown Barra reúne os principais polos de comércio popular do Rio. Recentemente inaugurou o mercado de produtores com boxes de hortifrutis, orgânicos, açougue, peixarias e bebidas. Além disso, o shopping tem opções para happy hour, com barzinhos e restaurantes, entre eles o premiado Parrilla del Mercado, com comida uruguaia, parrillada de carnes assadas a lenha, e música ao vivo.
Já quem é adepto a passeios históricos e culturais também pode contemplar ainda igrejas históricas. É ali que fica a famosa Capela das Aparições do Rio de Janeiro, considerada a única do mundo a ostentar uma réplica idêntica da Nossa Senhora de Fátima.

Hotelaria

A alta competitividade criada pelo grande número de novos hotéis mudou o perfil dos empreendimentos que inauguraram mais recentemente. “O conceito não é mais só o de dormir. O hóspede espera mais”, afirma Patrícia Carvalho, gerente de marketink do grupo Vert Hoteis, que voltou a investir no Rio de Janeiro há dois anos com a inauguração de três opções na categoria midscale/premium economy com quartos em torno de 20 m2 a 30 m2. Uma delas, o Ramada Recreio Shopping, está localizado a onze quilômetros da nova Cidade do Rock, e fica ao lado do Shopping Recreio, com acesso inclusive por dentro do hotel.
Outro hotel, o Ramada Encore Ribalta (localizado na Avenida das Américas, em frente a estação de BRT Rio Mar), está anexado à Ribalta, com capacidade para 4 mil pessoas, e onde são realizados eventos corporativos e shows de grandes nomes da música carioca e nacional. Além disso, é um hotel pet friendly para pets de até 8 kg e oferece uma jardineira que leva o hospede até o pier onde ele segue de balsa para a praia da Reserva.
Dentro do hotel, para incentivar o convívio entre os hóspedes, o The Hub, que tem uma mesa de sinuca e um bar que funcionam 24 horas. As diárias em apartamento duplo custam a partir de R$ 434 com café da manhã e internet inclusos.
O hotel recém-inaugurado da rede Vert é o E-suites Riocentro Verano Stay. O mais próximo dos três ao Parque Olímpico, menos de dois km, o empreendimento fica dentro do condomínio Rio 2, que tem toda a infraestrutura de um bairro residencial independente, com muitos jardins, alguns projetados pelo paisagista Burle Marx.
*A jornalista viajou a convite da Vert Hoteis.