Turismo

Cenários potiguares na telinha da Globo

Luciane Horcel
14/03/2013 03:02
A fictícia Vila dos Ventos, onde os personagens de Walther Negrão desfilam de um lado para o outro, é toda filmada em terras potiguares. Praia da Pipa, Genipabu, Baía Formosa, Dunas do Rosado, Barra do Cunhaú e Currais Novos estão entre os destinos que são cenários para a história de amor de Ester (Grazi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli).
Além das praias – só em Natal são 20 km de areia branca e mar esverdeado – as dunas estão entre os destaques da terrinha que tem temperatura média de 30ºC e onde o sol nasce bem cedinho. Os grandes morros de areia, que podem ser vistos por toda a cidade, são a principal característica do Rio Grande do Norte e estão presentes em grande parte das locações da novela. Com o segundo maior parque urbano florestal do Brasil, as dunas fixas (que não mudam mesmo com a ação do vento) e as móveis (que não possuem vegetação) podem ser exploradas de diferentes formas. Uma das mais divertidas é a bordo de um bugue. A personagem Taís, guia de turismo vivida por Débora Nascimento, está sempre com o seu “bugre” (como dizem no Nordeste) pra baixo e pra cima.
No Parque Ecológico Dunas de Genipabu, a 13 km do centro de Natal, é possível fazer passeios “com ou sem emoção”, ao gosto do turista. Se o visitante é aventureiro, os bugueiros despencam em alta velocidade de cima dos morros, em manobras radicais e mergulhos de 90 graus, inclusive de ré, tornando inesquecível cada centímetro de areia, nos morros que chegam a 30 metros de altura.
Outro cenário, que já brilhou na novela Tieta, da Rede Globo, é a Lagoa de Genipabu. O lugar rende fotos lindas e divertidas. Isso sem falar na possibilidade de segurar uma iguana na mão. Meninos nativos cercam os turistas e pedem trocados para deixar os visitantes pegarem os reptéis.
Pipa
A famosa Praia da Pipa que fica a 85 km da capital do estado, no município de Tibau do Sul, é outra riqueza potiguar que vai aparecer na telinha. O lugar concentra todos os elementos para ser inesquecível: dunas, falésias, rios, lagos e, claro, muitas praias. Entre os destaques está o Chapadão, onde é possível caminhar em cima de uma imensa falésia que dá vista para a Praia do Amor e a praia Madeiro, também conhecida como Baía dos Golfinhos – por causa da presença constante dos mamíferos.