Conheça o forte no meio do mar que virou hotel de luxo
Roberto Couto
16/06/2016 22:00
No sentido horário, da esquerda para a direita, a estrutura curiosa do forte, uma das suítes, a localização na costa inglesa e a sala de jantar. Fotos: Divulgação.
As praias da Inglaterra não estão entre as mais disputadas por turistas na Europa. Mas há uma experiência inusitada na costa inglesa. Construído no século 19, para defender a ilha britânica da armada francesa de Napoleão III, o Spitbank Fort fica no mar da cidade portuária de Portsmouth, na saída para o Canal da Mancha, e é um dos mais curiosos hotéis de luxo do mundo.
Como se estivesse em uma ilha privada, feita de concreto e em formato circular, o hospede do antigo forte vitoriano pode escolher entre nove acomodações, com destaque para as duas Admiral Suites que oferecem muito conforto e decoração sofisticada. Entre as áreas comuns, spa, sala de recreação, piscina exterior aquecida, bar, bar de vinhos, farol, sala de jogos e até uma área de fogueira.
Ficar hospedado no forte, no entanto, não é nada barato. Apesar do hotel informar que suas diárias começam em 250 libras (R$ 1,2 mil), para agosto, por exemplo, custa 1 mil libras (R$ 4,9 mil) por dia. Ao menos no valor está incluso travessia de barco (ida e volta) de Portsmouth para o Spitbank Fort , tour pelo local, café da manhã, almoço e jantar. O local também pode receber casamentos, batizados e outras celebrações.
Até 1956, o Spitbank mantinha um pelotão de artilharia de costa. Quando a arma da marinha inglesa foi abolida, o forte ficou vazio e sem uso. Nos anos 1980, o local foi comprado por um casal que o restaurou e o converteu em um museu. Em 2009, o grupo Clarenco LLP o adquiriu e o converteu em um hotel de luxo, aberto há quatro anos.
Outros dois fortes “ilha” da costa da Inglaterra – o No Man’s Forte o Horse Sand Fort – também são hoje cinco estrelas, com estrutura semelhante. Os três formam um conjunto denominado Solent Forts. Reservas no Spitbank Fort podem ser feitas no site.