Lapa inaugura centro de turismo; veja as principais atrações da cidade
Júlia Rohden, especial para Gazeta do Povo
10/06/2017 08:00
Novo centro tem espaço multimídia, hall com exposições e centro com informações para turistas (Foto: Divulgação/Prefeitura da Lapa)
A cidade da Lapa, a 80 quilômetros de Curitiba, completa 248 anos na próxima terça-feira (13) e inaugura neste sábado (10) o Centro Receptivo Turístico. Com 226 m², o novo espaço conta com centro de informações turísticas, auditório para eventos culturais e a sede do Departamento de Turismo da prefeitura.
Localizado na entrada principal da cidade, na Avenida Doutor Manoel Pedro, o novo centro tem atendentes bilíngues para fornecer informações aos visitantes e guias especializados para mostrar os principais pontos da Lapa. No auditório será exibido um vídeo que prepara os turistas para aproveitar a estadia na cidade. Além de optar por um passeio com guia ou não, o turista receberá um mapa e encontrará profissionais capacitados para contar histórias e curiosidades nos principais pontos do centro histórico.
O diretor do Departamento de Turismo da Lapa, Márcio Assad, comenta que com o novo espaço também é inaugurado um novo conceito de gestão, com parcerias de universidades, institutos e fundações. “Queremos dotar a cidade com atrações para o turista permanecer na Lapa, não apenas passar o dia”, explica.
Os desenhos em bico de pena de casarios da cidade, feitos por Di Magalhães, estão expostos no hall do Centro Receptivo Turístico. Nesse espaço sempre haverá mostras de artistas da cidade ou que retratam o local. Também há um espaço para divulgação de eventos do município, como programações musicais e de museus.
Os alunos da escola de música municipal Maestro João Francisco Mariano farão apresentações pelo projeto “Música todo dia”. De acordo com Assad, as apresentações serão voltadas para turistas e moradores da cidade e acontecerão de forma surpresa, em diferentes locais e horários.
Além disso, o turista pode se informar e avaliar o passeio pela Lapa através de um totem interativo que também oferece descontos em serviços, como alimentação e hospedagem.
Conheça os principais pontos turísticos da Lapa
Monumento ao Tropeiro Logo na chegada, vale a pena fazer uma parada na entrada da cidade para uma foto no Monumento ao Tropeiro, de Poty Lazzarotto (1924-1998), que fica na Avenida Manoel Pedro. É um retrato dos tropeiros que faziam da Lapa ponto de parada entre as viagens de Viamão (RS) a Sorocaba (SP).
Centro Histórico As ruas do Centro Histórico são pavimentadas com as mesmas pedras dos tempos das batalhas históricas da cidade. Suas casas coloridas foram as primeiras do Paraná a serem tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O conjunto arquitetônico tombado soma 14 quarteirões, com 235 lotes e muitas casinhas coloridas.
Paróquia Santo Antônio da Lapa/ Igreja Matriz A Igreja Matriz é a construção mais antiga da cidade e uma das igrejas mais antigas do estado do Paraná. Sua construção foi iniciada em 1769 e concluída em 1784. Foi construída por escravos e inicialmente utilizou a técnica de “taipa e pilão” (terra úmida comprimida entre tábuas móveis).
A Igreja Matriz da Lapa é a igreja mais antiga do Paraná (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)
Teatro São João Localizado na Praça General Carneiro o teatro foi construído a partir de 1873 e recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e sua comitiva. Na época do Cerco da Lapa serviu como enfermaria e como não havia tempo de enterrar os mortos, muitos foram jogados num poço que existia embaixo do palco. Este poço servia para melhorar a acústica e atualmente se encontra lacrado.
Panteão dos Heróis Outro ponto dos mais importantes da cidade é o Panteão dos Heróis. Nele estão sepultados os restos mortais dos combatentes no Cerco da Lapa, incluindo o General Carneiro. Por tradição a grafia em espanhol foi mantida, (Panteon dos Heroes), já que muito dos combatentes da época, falavam espanhol, principalmente pelo lado dos federalistas.
Panteão dos Heróis é o único do país que se caracteriza como panteão (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)
De acordo com a Prefeitura da cidade, o lugar é o único no país que atende ao critério que caracteriza o conceito de panteão: abrigar restos mortais de heróis.
Como chegar
De carro: Partindo de Curitiba, a maneira mais fácil de chegar até a Lapa é pela BR 476, a Rodovia do Xisto. São cerca de 80 km, com um pedágio no trecho.
De ônibus: A empresa Expresso Maringá faz o trajeto Curitiba – Lapa em 7 horários diários.