A popularização dos cruzeiros nos últimos anos atingiu o objetivo: o brasileiro foi fisgado pela modalidade de turismo que coloca centenas de passageiros em navios gigantes, que cruzam oceanos com diversão e entretenimento a bordo. Depois do boom do segmento, em 2011 – foram 20 navios e 417 viagens – as companhias reduziram o ritmo para garantir mais qualidade ao cruzeirista na temporada de 2012.
Até 19 de abril do ano que vem, serão 17 navios e 386 viagens, que vão de Fernando de Noronha a Valparaíso, no Chile. Há novidades no menu de navios oferecidos, com unidades de ponta e 35 cruzeiros temáticos. “O crescimento do mercado brasileiro é surpreendente. Há cinco anos eram apenas 140 mil passageiros fazendo cruzeiros no Brasil. Hoje, esse número saltou para quase 800 mil”, diz o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abramar), Ricardo Amaral.
O grande destaque desta temporada é o navio Costa Pacifica. Com capacidade para até 3.780 passageiros e 1.056 tripulantes, é a maior embarcação e o único estreante em águas brasileiras. Além do Pacifica, a Costa Cruzeiros terá mais três navios no litoral brasileiro: o Mágica, o Fortuna e o Victoria.
Nesta temporada, a maior parte dos turistas embarcará no porto de Santos (SP), seguido pelo do Rio de Janeiro. As cidades de Natal, Porto Belo (SC), Recife e Fortaleza são os tradicionais destinos, mas as empresas também vão ampliar os roteiros. O Azamara Journey vai circular entre mares brasileiros, uruguaios, argentinos e caribenhos. Em um dos percursos, o navio vai percorrer o Rio Amazonas e seguir para a Guiana Francesa e Porto Rico.
Luxo acessível
Não é difícil entender por que os brasileiros estão trocando a semana de folga em um hotel em terra firme por um navio. De acordo com a supervisora do segmento da MGM Operadora, Ediana Moura Franco, um cruzeiro é o mesmo que um resort sobre a água. “O cruzeiro, além do status de sofisticação, também inclui todas as refeições, passa por vários destinos e tem uma grande área de lazer”, explica.
Ideal para famílias ou casais, o presidente da Abramar diz que a vantagem é o sossego. “Os turistas entram no navio e deixam de lado a preocupação com escolha de hotéis, embarques e desembarques em aeroportos e traslados”, afirma Amaral.
O empresário André Luiz Macias, da Meridiano Viagens e Turismo, conta que o nível de satisfação de pessoas que adquirem um pacote marítimo é de 97%. “O custo-benefício, quando comparado com outra modalidade de turismo, é muito grande”, diz.
Foi justamente esse argumento que atraiu o empresário Neiçon Juliano de Lima, 26 anos, que vai fazer um cruzeiro de oito noites com a namorada, até Punta del Leste, no Uruguai. “Como os pacotes aéreos estavam mais caros, optei pelo cruzeiro”, relata ele, cruzeirista de primeira viagem.
Mesmo que os navios já estejam navegando pelos mares brasileiros, ainda é possível garantir um lugar. “Quanto mais cedo você providencia a compra do pacote, você terá mais chances de aproveitar as promoções e descontos das operadoras”, alerta Amaral.
Opções para a temporada
Confira as empresas, rotas e pacotes para desfrutar de uma temporada navegando na costa brasileira
Ibero Cruzeiros
Pela terceira vez no Brasil, a Ibero está com três navios: Grand Mistral, Grand Celebration e Grand Holiday. Os navios têm escalas em Punta del Este (Uruguai), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Búzios (RJ), Maceió (AL) , São Francisco do Sul (SC). Mais informações: www.iberocruzeiros.com.br.
Costa Cruzeiros
A companhia marítima traz à América do Sul seu novo navio, o Costa Favolosa, inaugurado em julho, além do Costa Pacifica. Também estarão disponíveis os navios Costa Serena, Costa Magica – que farão escalas em Buenos Aires (Argentina) e Punta Del Este (Uruguai) – e Costa Fortuna, que além de Buenos Aires (Argentina), terá escalas em Montevidéu (Uruguai). Mais informações www.costacruzeiros.com.
MSC Cruzeiros
Pacotes
• Sete noites no navio Imperatriz, embarque no Porto de Santos. Inclui hospedagem em cabine interna dupla . Paradas em Itajaí, Montevidéu, Buenos Aires e retorno a Santos. A partir de US$ 998 por pessoa. Na CVC. Informações no fone (41) 3345-4790 ou www.cvc.com.br.
• Sete noites no navio Vision of the Seas, da Royal Caribbean, embarque no Porto de Santos. Inclui hospedagem em cabine interna dupla. Paradas no Rio de Janeiro, Salvador, Búzios e Ilhabela. A partir de R$ 1.738,35 por pessoa. Na MGM Operadora. Informações no fone (41) 2104.6400 ou www.mgmoperadora.com.br.
Colunistas
Agenda
Animal