Turismo

Nova York começará a oferecer internet wi-fi pública grátis em janeiro

Roberto Couto
03/01/2016 22:00
Thumbnail

Os dois primeiros totens foram instalados na Terceira Avenida, nas esquinas com a 15th e a 17th streets. (Foto: divulgação)

Nova York (sempre ela!) sai na frente e começará a oferecer, até o fim de janeiro, wi-fi grátis para moradores e turistas. Anunciado em 2014, o projeto LinkNYC começou a sair do papel, na semana passada, com a substituição de ultrapassadas cabines telefônicas por hotspots com internet gratuita a partir de 1 Gigabit de velocidade. Inicialmente, dois totens foram instalados: ambos na Terceira Avenida, nas esquinas com a 15th street e com a 17th street, a duas quadras da Union Square. Até julho deste ano, ao menos 500 totens deverão estar instalados e operantes na cidade americana. A expectativa é chegar a 7.500 pontos nos próximos cinco anos.

 Segundo os administradores do LinkNYC, cada ponto de acesso oferecerá uma rede wi-fi que alcança um raio de 45 metros. Além disso, os hotspots terão portas USB para o carregamento de smartphones, entrada para fone de ouvido e os telefones que já estão lá. Além de tudo isso, os hotspots terão, em breve, uma tela touchscreen para os usuários navegarem na web ou verem mapas gratuitos.