Turismo

Os curiosos (e frios) hotéis de gelo

Roberto Couto
30/12/2010 02:03
O Hôtel de Glace, a 10 km do centro de Quebec (Canadá), ressurge todo ano, desde 2000. Começa a funcionar em 7 de janeiro e fica aberto até 27 de março. Ao todo, são 36 quartos e há até suítes temáticas, com esculturas. Todos os dormitórios contam com cobertores de pele de veado.
Serviço:
IceHotel – Suécia (foto 2)
Primeiro do gênero no mundo, o IceHotel, em Jukkasjärvi (Suécia), é construído a cada inverno com 22 mil toneladas de gelo. São 60 quartos, com temperaturas entre 0 e 11 graus negativos. Sobre a cama, também feita de gelo, pele de rena e um saco de dormir para se manter aquecido até as 8 horas, quando um funcionário chega para acordar o hóspede com um copo de chá nas mãos. O banheiro é coletivo. A temporada dura até 24 de abril. Depois do inverno, o hotel começa a derreter lentamente e volta para seu lugar original: o Rio Torne, que fica nas imediações.
Serviço:
IceHotel. Marknadsvagen 63, Jukkasjarvi (Suécia). Diárias partir de 1.810 coroas suecas (200,87 euros). Mais informações e reservas: http://www.icehotel.com/uk/.
Lainio Snow Village – Finlândia (foto 3)
O Lainio Snow Village, em Yllasjarvi (Finlândia), tem mais de 20 mil metros de área construída em gelo e neve. Esta será a décima versão do hotel – que estará aberto até 15 de abril – , onde a temperatura está sempre entre 2 graus negativos e 5 graus positivos. Quem não tiver disposição para passar a noite num dos quartos poderá apenas visitar a vila, por 7 euros por pessoa.
Serviço:
Com uma área de 2 mil metros quadrados, o Sorrisniva Igloo Hotel – localizado no vilarejo de Sorrisniva, a 20 km de Alta (Noruega) – oferece 30 quartos (com temperaturas de até -7 graus), bar, restaurante, capela e sauna. Como outros estabelecimentos do gênero, também é possível apenas visitá-lo, pagando 100 coroas norueguesas (12,70 euros) por pessoa. O hotel abre no próximo mês e recebe hóspedes até o dia 15 de abril.
Serviço: