Turismo

Palácio de Versalhes vai inaugurar hotel de luxo em 2018

Roberto Couto
06/04/2016 11:00
Thumbnail

O Palácio de Versalhe, localizado a 20 km de Paris, é uma das principais atrações turísticas da França. Fotos: divulgação.

Após avaliar 20 propostas de grupos de várias partes do planeta, a direção do Palácio de Versalhes, na Françaanunciou que a rede LOV Hotel Collection e o top chef Alan Ducasse irão transformar uma antiga ala da residência real mais famosa do mundo em um hotel cinco estrelas. O futuro estabelecimento contará com 20 suítes em estilo clássico do século 18 e um restaurante francês de haute cuisine. A inauguração está prevista para 2018.
LEIA TAMBÉM
O hotel butique irá ocupar três edifícios de Versalhes, ao lado da L’Orangerie (uma parte dos jardins do palácio), que serviram como Ministério das Finanças dos reis da França (Hôtel du Grand Contrôle) e como pavilhão para receber tropas. A renovação de todo o conjunto irá consumir cerca de 14 milhões de euros. Ainda não está confirmado se o cinco estrelas se chamará “Hôtel Du Grand Contrôle”.
Projetado por Jules Hardouin-Mansart (arquiteto do rei Luís XIV), os três edifícios foram construídos em 1680 e estavam fechados nos últimos 8 anos. O local, inclusive, foi escolhido por precisar urgentemente de uma minuciosa restauração. No total, os três blocos ocupam uma área de 2,8 mil metros quadrados.
Ducasse à Versailles – Ore
Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, a direção de Versalhes e Alan Ducasse anunciaram a abertura de um primeiro restaurante no palácio. Localizado no Pavillon Dufour, uma ala renovada do palácio a 20 km de Paris, o futuro estabelecimento se chamará “Ducasse à Versailles – Ore“. “Ore” (pronuncia-se “óre”), que em latin quer dizer “boca”, é um termo que faz referência à história do palácio. Quando a refeição do rei Louis XIV era preparada, dizia-se, na época, que era a preparação da “boca” do rei. Ducasse promete um espaço com decoração e cardápio contemporâneos, mas que não deixará de valorizar a culinária francesa.