Turismo

Por que chamamos os estrangeiros de gringos?

Da redação
19/08/2016 09:57
Thumbnail

Fan fest que aconteceu em Curitiba durante a Copa do Mundo. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo.

Bastar jogar a palavra gringo num buscador de pesquisa para se reparar com duas definições: indivíduo estrangeiro, residente em ou de passagem pelo país ou mercador ambulante de outra nacionalidade. De acordo com a revista Super Interessante, no entanto, o primeiro registro do termo é encontrado num dicionário de espanhol do século XVIII com a seguinte definição: “apelido dado a estrangeiros que falam castelhano com forte sotaque”.
Nessa época, a expressão “falar grego”, que representa quem fala de forma difícil ou com dialeto praticamente incompreensível, já existia. É dado a ela, portanto, a origem como corruptela de griego (grego em espanhol). O curioso é que a palavra se espalhou por todos os países da América Latina e cada um criou uma lenda diferente para explicar sua origem.
Outras versões são popularmente usadas, como o nome da canção Green grow lilacs, cantada pelos soldados estadunidenses na guerra contra o México (1845-1847), ou as ordens de ferroviários britânicos no Brasil: red stop, green go! Os soldados vestiam uniformes verdes e, segundo essa versão, incentivavam uns aos outros, nos treinamentos, com a exclamação. Estas versões são refutadas academicamente.