Museus

Primeira filial latino-americana do Centre Pompidou deve abrir suas portas em 2026 no Paraná

Equipe Pinó
19/07/2024 10:14
Thumbnail

Centro Pompidou, em Paris. | Jean-Pierre Dalbéra/Flickr

Para os amantes da cultura e da arte temos uma ótima notícia: o Paraná vai ganhar um novo museu. É o Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, fruto de uma parceria entre o governo do estado e o Centre Pompidou de Paris, que deve ser inaugurado até 2026. O museu será a primeira filial do centro cultural francês na América Latina.
O acordo, que já havia sido anunciado em maio, foi oficializado na quarta-feira (17) e prevê que o projeto do museu seja feito com base em conceitos definidos pela instituição francesa, um dos centros culturais mais importantes e inovadores do mundo.
O museu será instalado em terreno que fica ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e próximo do Parque Nacional do Iguaçu. O projeto arquitetônico, que deve ser concluído até janeiro de 2025, será assinado pelo arquiteto paraguaio Solano Benitez. O cronograma prevê a publicação da licitação até março do próximo ano, com início das obras no segundo semestre.
A programação do Museu Internacional de Foz do Iguaçu será composta por obras de artistas latino-americanos e peças da sede do Centre Pompidou de Paris, que abriga uma importante coleção de arte moderna e contemporânea europeia. A ideia é que o museu se torne um espaço de pesquisa e reflexão para artistas, curadores e pesquisadores, promovendo um diálogo profundo entre arte e natureza, sempre em sintonia com as obras do acervo do Pompidou.
Além de sua sede Paris, o Pompidou tem três filiais – chamadas "antenas" – pelo mundo: em Bruxelas, na Bélgica; em Málaga, na Espanha; e em Xangai, na China