A 75 km de Recife, as praias de Maracaípe e Pontal de Maracaípe, a dois quilômetros de Porto de Galinhas, são ideais para prática de esportes aquáticos. Com ventos fortes e ondas que facilmente ultrapassam dois metros de altura, as condições são perfeitas para o surfe e kitesurfe, modalidade que utiliza uma prancha tracionada por uma pipa. O esporte de origem francesa mistura técnicas de voo livre, windsurfe, esqui aquático e surfe. Para usar as “pranchas voadoras” é preciso treinamento especializado, oferecido por professores habilitados.
Pouco difundido no Brasil, o stand up paddle, ou SUP, pode parecer desafiador antes da primeira experiência. Afinal de contas, remar em pé sobre uma prancha, sobretudo no mar, não parece ser uma das coisas mais simples que existem.
Na prática, o esporte é mais fácil que o próprio surfe. Bastam alguns minutinhos de aula para o aluno sair remando por aí. Nas águas calmas dos mangues do Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, (PE), os turistas podem passar o dia fazendo SUP, sem dificuldades, acompanhados por pequenos siris e com a possibilidade de encontrar algum cavalo-marinho entre os corais.
A Pousada Brisas, localizada na praia de Maracaípe, organiza sessões de stand up paddle nos mangues da região. Bastam dez minutos de instrução para ganhar equilíbrio e remar nas águas mansas e rasas do mangue.
Uma aula de meia hora é suficiente para conhecer as técnicas básicas do esporte, como remar inclinando o corpo para frente e tirar o remo da água antes do mesmo ultrapassar a linha do quadril, para não forçar a coluna lombar. Quem tiver um pouco mais de experiência e quiser avançar, pode encarar as ondas do Oceano Atlântico. Assim como o surfe, o point do SUP é o Havaí, onde a modalidade nasceu, na década de 1960, e se desenvolveu.
Bom para o corpo – o esporte trabalha as pernas e abdôme – o SUP não exige nenhum preparo especial, apenas roupa de banho e protetor solar. Cair faz parte da brincadeira, seja de propósito ou involuntariamente.
O jornalista viajou a convite da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).
Colunistas
Agenda
Animal