Turismo

Turismo espacial é a nova onda da vez

Reuters
08/08/2012 16:01
Voos espaciais suborbitais devem movimentar entre us$ 600 milhões e 1,6 bilhão em sua primeira década de operações, segundo estudo encomendado pelos governos dos EUA e da Flórida, e divulgado na quarta-feira.
O turismo responde por 80% da demanda pelos voos suborbitais, que atingem cerca de 100 quilômetros acima da superfície do planeta antes de mergulharem de volta na atmosfera.
O emocionante passeio permite que os passageiros experimentem alguns segundos de flutuação na microgravidade, e que vejam a Terra contraposta à escuridão do espaço.
A Virgin Galactic, subsidiária do Virgin Group, do empresário Richard Branson, é uma das seis empresas que estão desenvolvendo naves suborbitais reutilizáveis, segundo a análise feita pelo Tauri Group, da Virgínia.
Os preços atualmente variam de US$ 95 mil (um voo na nave Lynx, de dois lugares, que está sendo desenvolvida pela XCOR Aerospace) a US$ 200 mil (na nave SpaceShipTwo, de seis lugares, que está sendo testada pela Virgin Galactic).
A Virgin Galactic espera iniciar a operação comercial da nave em 2014, mas já recebeu US$ 70 milhões pelas reservas feitas por 536 interessados, disse o presidente-executivo George Whitesides em uma audiência parlamentar na quarta-feira.
O Tauri Group acredita que haja outros 7.500 ricos na fila de espera.
“Nossa análise estima que cerca de 8.000 indivíduos com patrimônio líquido elevado espalhados pelo globo estejam suficientemente interessados e tenham padrões de consumo com possibilidades de resultar na aquisição de um voo suborbital – um terço deles dos Estados Unidos”, disse o relatório.
“Estimamos que cerca de 40% da população interessada e com patrimônio líquido elevado, ou 3.600 indivíduos, irão voar dentro da previsão de dez anos.”
O estudo incluiu entrevistas com 200 pessoas donas de uma patrimônio líquido superior a US$ 5 milhões. Os consultores calcularam que esse setor, ainda incipiente, poderá movimentar US$ 600 milhões na sua primeira década, com base nas atuais condições do mercado e no interesse despertado.
Mas esse mercado pode até triplicar caso haja mais esforços de marketing, e se o interesse dos consumidores crescer a partir dos primeiros voos bem sucedidos, disse o estudo.