Turismo

Um guia para cada um

Anna Paula Franco
12/07/2012 03:06
A concentração dos restaurantes em Santa Felicidade está em todos os guias turísticos de Curitiba. Mas a indicação do lugar que tem pratos secretos, servidos sob pedido especial ao garçom, em um endereço mais afastado da Manoel Ribas e da Via Veneto, só tem no Home City Home. O guia reúne as dicas personalizadas de sete moradores da cidade, de diferentes perfis, para proporcionar ao turista as experiências de quem vive na capital. E, em breve, vai repetir o formato nas indicações de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.
Em pouco mais de seis meses, o publicitário Eduardo Rebola passou de anfitrião eventual a idealizador do projeto Home City Home, lançado neste mês em Curitiba. No início do ano, sem poder estar na cidade para receber um casal de amigos que mora na Holanda, ele organizou as dicas das novidades curitibanas em um caprichado roteiro ilustrado. Com lugares e atrações escolhidas a dedo, ele impressionou até mesmo quem já conhecia a cidade. “Minha amiga é de Curitiba, mas não queria levar o marido nos lugares de sempre. O miniguia ilustrado ajudou a tornar a viagem mais descolada”, conta.
Foi o pontapé inicial para o projeto. Escolhidos entre o círculo de amigos e amigos dos amigos, Rebola elegeu os sete primeiros cocriadores do guia. Cada um foi convidado a fazer as indicações de programas e lugares para ir em Curitiba que tivessem atributos realmente especiais. Com diferentes perfis e atividades profissionais, eles mandaram as dicas – 140 no total – que foram conferidas pessoalmente por Rebola para escolha das 70 que constam nos kits.
No site, o candidato a turista/morador escolhe quem serão seus guias particulares, a partir do breve perfil do cocriador. Tem arquiteto, cineasta, jornalista, bom vivant… Cada um compartilha seus olhares específicos sobre a cidade. Escolhidos quatro perfis, os organizadores montam os kits e enviam para o cliente. O material, escrito em português e inglês, produzido pelo Mambo Art Design Studio, de Buenos Aires, vai funcionar como um passaporte para experiências únicas. “A ideia é mostrar a cidade de maneira personalizada. Pode até ter o ponto turístico convencional ou algum endereço conhecido, mas o que está indicado é algo novo, que não consta em guias comuns”, explica Rebola.
Há ainda a preocupação em atualizar as indicações. Em dois meses, uma nova edição de Curitiba será publicada, com a inclusão de mais três perfis. E o Rio de Janeiro é a próxima cidade que entra na rota personalizada.
Serviço:
Home City Home
Escolha seus guias no site www.homecityhome.com.br. Preço R$ 44.