Turismo

Vila medieval entra no roteiro

Adriano Justino
09/03/2006 22:58
A pequena Marvão fica próxima da fronteira com a Espanha. Localizada no topo da Serra do Sapoio, suas muralhas se fundem com a poderosa escarpa rochosa, que durante séculos conseguiu deter os avanços dos espanhóis.
A vila nasceu e cresceu na sombra do castelo de origem romana, fortificado pelo rei dom Dinis (1261 – 1325).
Do ponto de vista prático, pode-se conhecer o lugarejo em duas ou três horas. Tempo suficiente para percorrer os principais pontos das muralhas, de onde se tem uma visão privilegiada de Portugal e Espanha; visitar o castelo; a Igreja do Espírito Santo e a Casa da Cultura, se estiver aberta. Mas se resolver dar um dedo de prosa para o único comerciante da vila, ou para uma das moradoras que vai estar sentada à frente da sua casa, fique certo: não sairá tão cedo. Não sem antes conhecer toda a história da família e dos habitantes locais que não somam 200, unidos, ao que parece, pelas muralhas e pelo recato gentil.
Certamente há os que vão preferir aproveitar por mais tempo a tranqüilidade serrana e o silêncio da cidadezinha cortada apenas pelo sino da igreja, em intervalos regulares. Nesse caso, uma boa opção de hospedagem é a Pousada Santa Maria. Ela foi adaptada em duas casas da aldeia. Aproveite para conhecer a Cidade Romana de Ammaia e o Castelo de Vide. (MG)
Serviço: Diária na pousada Santa Maria na baixa temporada é de 100 euros, o casal, e inclui o café da manhã.