Turismo

Virgin Galactic revela uniforme da primeira nave espacial comercial do mundo

Roberto Couto
17/01/2016 22:00
Thumbnail

Na foto, o uniforme e uma das WhiteKnightTwo, que unida a outras iguais se transformarão na "nave-mãe" que levará ao espaço a nova SpaceShipTwo.

A Virgin Galactic revelou, na semana passada, o protótipo do traje de voo dos futuros tripulantes da nova SpaceShipTwo (SST), que pretende ser a primeira nave a oferecer viagens espaciais comerciais. Na realidade, a apresentação foi um “aperitivo” para o dia 19 de fevereiro, quando empresa deverá mostrar a segunda versão do veículo espacial que está sendo finalizada no Mojave Air and Space Port, no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA). A primeira SST foi destruída durante um teste de 2014.
O traje espacial da Virgin Galactic foi desenhado pela Y-3, grife que é uma parceria entre a Adidas e o estilista japonês Yohji Yamamoto. Além do design futurista, o uniforme recebeu muita tecnologia. O tecido do macacão e da jaqueta é feito de um material sintético muito leve e resistente ao calor, denominado “Nomex Meta Aramid“, semelhante ao kevlar. As botas são feitas com o mesmo material (além de couro). Tanto o macacão como a jaqueta receberão plaquetas de identificação com os nomes dos tripulantes.
“Nave-mãe”
A Virgin Galactic quer ser a primeira companhia comercial a transportar turistas para além da atmosfera terrestre. Vale lembrar que a empresas já construiu a WhiteKnightTwo (WKT), a aeronave que levará ao espaço a nova SpaceShipTwo. Na realidade, várias WKTs serão conectadas e se transformarão numa “nave-mãe”, transportando a SST a uma altura de 15 km, de onde a lançará para o espaço. Em questão de segundos, os turistas espaciais vão voar a uma velocidade três vezes superior à do som até que a nave atinja uma distância de 110 km da Terra. Serão vôos suborbitais, que atingem o espaço, mas não chegam a realizar uma volta completa em torno do planeta.
Durante cerca de cinco minutos, os turistas vão poder deixar seus assentos para viver a experiência da ausência de gravidade e observar o espaço através de grandes janelas circulares situadas nas paredes e no teto da fuselagem. A SpaceShipTwo, que terá capacidade para seis passageiros e dois pilotos, iniciará em seguida o retorno à Terra.
Se tiver condições de saúde, um dos futuros tripulantes do primeiro voo não precisará desembolsar os US$ 250 mil previstos por cada “bilhete”. O presidente da Virgin Galactic, o bilionário britânico (sir) Richard Branson, convidou o físico Stephen Hawking para participar da viagem inaugural. O cientista, que sofre de esclerose lateral amiotrífica (uma doença neurológica degenerativa), aceitou o convite.
A Virgin Galatic tenta se recuperar do acidente com a primeira SpaceShipTwo, que foi destruída no dia 31 de outubro de 2014, durante um voo de teste, e que matou um piloto e deixou o outro gravemente ferido. Desde então, o projeto passou por diversas reformulações técnicas.
Vale lembrar que mais de 700 pessoas já pagaram o valor da viagem, mesmo a companhia ainda não tendo divulgado as datas dos futuros voos. Vamos aguardar o dia 19 para saber a programação será finalmente revelada. Informações sobre como se inscrever no site.