Comportamento

10 superstições de outros países para começar o ano novo com sorte

Da redação
30/12/2016 16:30
Thumbnail
Quem precisa pular sete ondas no mar ou usar branco quando se tem superstições mais bizarras para fazer? Confira a seleção do Viver Bem sobre as superstições de Ano-novo mais diferentes pelo mundo, de acordo com informações do livro Simpatias para o ano novo (Editora Alaúde):
“Pule” para o ano-novo. Pode ser em cima da cadeira ou do sofá, mas o importante é subir durante a contagem regressiva e começar o ano novo “pulando”. Essa “entrada” é comum na Dinamarca e garante muita sorte para o ano que se aproxima.
Quer viajar em 2017? Ande com uma mala vazia. Para atrair muitas viagens e turismo no próximo ano, siga as tradições da Colômbia, Venezuela e Peru. Depois da meia-noite, dê uma volta no quarteirão com uma mala vazia, e dê tchau a todos que encontrar pelo caminho.
Boneco de fogos à meia-noite. Fogos de artifício em formato de bonecos são montados e acesos exatamente à meia-noite no Equador. Se for repetir a tradição equatoriana, tome cuidado.
Primeira visita dita a sorte do ano. Na Escócia, se a primeira pessoa que lhe visitar for um homem moreno, o ano será de sorte. Se for um ruivo, isso significa um mau agouro. Também é costume que homens e mulheres desconhecidos se beijem à meia-noite.
Fim de ano/Ano-novo sem fim. Para quem gosta das celebrações de fim de ano, na Espanha as festas começam no dia 28 de dezembro, Dia dos Santos Inocentes, e seguem até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Estampas sortudas. Para trazer muita sorte no ano-novo, os filipinos vestem roupas com estampas de círculos ou bolinhas. Também jogam moedas à meia-noite para trazer fortuna.
Chumbo líquido na água. Os austríacos criam seus próprios amuletos de ano-novo jogando chumbo líquido na água, na virada do ano. As imagens que surgem se tornam os amuletos.
Toque o sino 108 vezes. Para que 2016 vá embora de vez, faça como os japoneses budistas: toque o sino 108 vezes para expurgar os pecados e desejos mundanos. A cada badalada, um desejo.
Apenas comidas brancas. Não só as roupas, mas que tal comer apenas comidas brancas na virada do ano? No Líbano, este é o costume de revéillon, para atrair boa sorte.
Ovelhas e prosperidade. Com o intuito de chamar a prosperidade para o novo ano, os mexicanos penduram bonecos em forma de ovelha nas maçanetas das portas.
Ninguém dorme! Passar o ano-novo dormindo é um mau sinal para os italianos. Quem dorme no dia 31, dormirá durante todo o ano! Também é costume jogar móveis velhos no último dia – até pela janela.