Comportamento

Arrependimento tem solução

Adriano Justino
04/09/2006 00:13
De acordo com o dermatologista Ulisses Misima Ribeiro, mais da metade das pessoas se arrependem de ter feito uma tatuagem ou não estão mais satisfeitos com o que escolheram. Existem duas alternativas para resolver o problema.
• Quem não gosta ou não se identifica mais com o desenho que escolheu há alguns anos, pode optar por cobri-lo. “Só que a nova tatuagem terá que ser 50% maior do que a primeira”, diz o tatuador Felipe Metano. Se o desenho foi realizado por um tatuador de talento duvidoso, pode atingir a terceira camada da pele e a cobertura pode ser ainda mais difícil.
• Também é possível remover a tatuagem através do laser. “O procedimento atinge o pigmento dentro da pele e o transforma em micropartículas que serão removidas pelas células de defesa e cicatrização da pele”, explica o dermatologista Ulisses Misima Ribeiro.
Mas o tratamento não é 100% eficaz. No caso das tatuagens coloridas, pode ser necessário mais de um tipo de laser para remover pigmentos de cores diferentes. Alguns pigmentos podem mudar de cor ou permanecer. O amarelo e o vermelho são os mais difíceis de serem removidos.
O laser raramente deixa marcas, a não ser em casos de alergia e cicatrização queloideana (quando a pele fica em relevo). “Também vão influenciar no resultado final o local do corpo onde foi feita a tatuagem, as cores, a quantidade e profundidade em que se encontra o pigmento e o tipo de pele do paciente”, enumera o médico.
São necessárias de 3 a 10 sessões com um intervalo de 30 dias entre cada uma. O preço varia de acordo com o tamanho da tatuagem, mas cada sessão pode custar de R$ 300 a R$ 1.200.