Comportamento

Brincadeiras para o dia das crianças para relembrar a infância de antigamente

Redação
12/10/2018 07:00
Thumbnail

Relembrar brincadeiras antigas - e brincar junto - é uma ótima forma de estreitar ainda mais o vínculo familiar. Foto: Bigstock

Amarelinha, gato-mia, elástico, caça ao tesouro, 31 meu! Quem não sabe as regras dessas brincadeiras coloque o dedo aqui! Ou ainda melhor: organize a bagunça agora. Nesse dia das crianças, que tal relembrar a infância de antigamente, estimulando brincadeiras que nunca saem de moda? Basta um pouco de criatividade e atenção para divertir as crianças. Aproveite para estimular um tempo longe do celular e eletrônicos.
Resgate brincadeiras antigas, chame os filhos e sobrinhos e aproveite o ambiente. Transforme os espaços dentro de casa. Uma mesa pode ser uma ótima cabana e até os tapetes viram lagos cheios de jacarés com um pouquinho de imaginação.
Se inspire nessas 10 brincadeiras para fazer com as crianças e aproveite o dia com muita diversão.
1 – Relembre brincadeiras corporais da própria infância. Elástico, Gato Mia, Elefante Colorido, Esconde-esconde, Mãe-Cola são brincadeiras simples e que fazem muito sucesso. Aproveite para perguntar para os tios, tias, avós e avôs o que eles faziam na infância e proponha um jogo: que tal cada membro da família comandar uma brincadeira diferente? Essa troca de experiências entre geração é importante para estreitar ainda mais o vínculo familiar.
2 – Para os espaços pequenos explore as brincadeiras artísticas. Desenho, pintura, sucata, são ótimos materiais para brincar. Potinhos de iogurte viram bonecos fantoches incríveis e já dão motivo para fazer um teatrinho em casa.
3 – Faça massinha caseira com as crianças e depois explore a brincadeira. Use as forminhas antigas que geralmente ficam perdidas pela casa. Até as de brincar na areia servem.

4 – Confira a receita e coloque a mão na massa: 1 copo de água, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de óleo de cozinha, 500 gramas de farinha de trigo e algum corante (pode ser os naturais, tipo urucum, beterraba em pó ou colorau).

5 – Construir brinquedos novos, ou dar vida a objetos, com simples boquinha e olhinhos de papel já dão pano para muita brincadeira!
6 – A exploração de diferentes texturas pode ser o suficiente para que a pintura ganhe uma nova cara e se torne outra brincadeira. As esponjas que já não são usadas, por exemplo, podem virar ótimos pincéis. Galhos, folhas e demais materiais que encontramos no jardim também podem virar pincéis, ou até carimbos.
7 – Mudar os ambientes também é uma ideia infalível. O quarto pode virar cozinha, restaurante, nave espacial, lojinha, mercado, ou o que a imaginação permitir.
8 – Fazer cabaninha usando lençóis, cadeiras ou sofás é uma ótima forma de brincar e passar o tempo. Nesse friozinho, melhor ainda.
Fazer uma cabana cria uma nova atmosfera dentro de casa. Foto: Bigstock
Fazer uma cabana cria uma nova atmosfera dentro de casa. Foto: Bigstock
9 – Você sabe se tem vizinhos com crianças em casa? Quem sabe, eles também estejam pensando em coisas para fazer e, com amigos, é sempre mais divertido de brincar.
10 – Dançar! Essa é uma atividade que além de ser muito legal, também é uma oportunidade de mostrar às crianças as músicas que os pais gostam e também conhecer o gosto dos filhos. Aproveite os instrumentos da casa e acompanhe o ritmo musical.

Mais dicas

Fuja das brincadeiras prontas e aventure-se na produção de brinquedos. Que tal construir uma pipa com seu filho e ir soltá-la no parque ou na rua?
Se você mora em apartamento, inclua pelo menos uma hora de brincadeiras ao ar livre. Uma volta na praça ou conhecer um pouco mais o bairro rendem bons momentos;
Atividades culinárias sempre fazem sucesso. Mas atenção: vá para a cozinha com tempo e paciência para ensinar os pequenos e limpar a bagunça depois. Aliás, deixar a criança participar dos afazeres e mostrar interesse na ajuda deles é um aprendizado e tanto para as crianças;
Convidar amigos é sempre uma ótima ideia. Que tal fazer um concurso de piadas e da brincadeira “o que é, o que é” ou fazer gincanas dentro de casa?
LEIA TAMBÉM