O nome Melanie Gaydos, 27 anos, foi um dos mais falados durante a semana de moda de Nova York. O motivo? A modelo careca e sem dentes rompeu uma série de barreiras e provou que não existe o impossível quando o assunto é superação. “Nasci com uma mutação genética chamada displasia ectodérmica, que afeta meu cabelo, dentes, pele e unhas”, contou em entrevista para a BBC.
Chegar até lá e aceitar sua condição foi um longo caminho. “Uma de minhas lembranças mais antigas é a de um estranho me olhando e fazendo perguntas à minha família sobre mim”. Ela não entendia os motivos que levavam estranhos a olha-la daquele jeito, nem por que a tratavam de maneira diferente. “Na escola as crianças tinham medo de mim. Se estava perto iam embora. Não tive amigos e era apelidada de Piu Piu”, disse.
Melaine sofre de displasia ectodérmica: um grupo de mais de 150 doenças genéticas derivadas do desenvolvimento anômalo da camada mais externa do tecido do embrião. Uma pessoa pode ter várias anomalias ectodérmicas combinadas. Melanie Goydos nunca soube exatamente qual foi a anomalia que marcou sua vida, mas há pouco tempo um exame genético confirmou que foi uma alteração no gene TP63.
“Sinto-me bonita”, disse a modelo. “Não é fácil para mim, mas à medida que o tempo passa é algo que cresce com mais e mais força dentro de mim. Se pudesse voltar no tempo, ao útero e ao gene que me deu origem, acho que não mudaria nada.” “Sou assim e amo a minha vida apesar de tudo.”
Colunistas
Agenda
Animal



