Coach ensina três dicas para um networking eficiente
Redação
09/05/2016 11:24
Criar vínculos e estar com os contatos sempre organizados é fundamental para um networking eficiente. Foto: Visualhunt/divulgação
Sempre foi importante, mas em época de futuro incerto, o networking nas relações profissionais é fundamental para estreitar laços e promover negócios. A expressão representa uma rede de contatos, os relacionamentos profissionais, pessoais e comerciais que as pessoas devem e precisam manter para o próprio desenvolvimento.
Mas como fazer o networking de modo realmente eficiente, sem parecer algo forçado? A coach Cibele Nardi explica que o networking é uma poderosa ferramenta, tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja crescer dentro da empresa na qual já trabalha.
Cibele é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e está envolvida no projeto curitibano “Mulher Plena”, que auxilia na formação da identidade feminina de mulheres com baixa autoestima. Confira as três dicas da profissional para um bom networking.
1 – Crie vínculos verdadeiros
Segundo a coach, um erro muito comum é o de se preocupar com o networking apenas quando precisa usá-lo. Atitudes assim podem acarretar efeitos negativos, pois podem soar como falsa aproximação. “É necessário criar vínculos profissionais desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes. A rede deve ser construída com o tempo e de forma natural”, analisa.
É importante que exista um local (agenda, celular, planilha, rede social específica) com os dados das pessoas que você conhece, com as áreas de atuação e habilidades. Neste sentido, algumas redes sociais como Facebook e Linkedin abrem oportunidades para aumentar sua rede de contatos. “Deve-se estar atento ainda às formas e estratégias para realizar uma abordagem adequada, principalmente dentro das mídias sociais”, orienta.
3 – Troque favores
Entenda que o networking deve ser algo positivo para ambas as partes, por isso ele é considerado uma via de mão dupla. “Deve haver a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural e de ambos os lados”, finaliza a coach. Vale lembrar que a parceria mútua traz os benefícios reais aos profissionais que possuem uma boa rede de contatos envolvidos pelo networking.