Comportamento

Diversão e trabalho: combinação perfeita

Jennifer Koppe - jenniferk@gazetadopovo.com.br
25/01/2009 02:04
Se trabalho e diversão sempre foram considerados antônimos, a tendência do mundo corporativo é justamente aliar um ao outro, a fim de aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros. E a Google é considerada mestre deste movimento.
Muitos empresários tradicionais, no entanto, não estão convencidos de que a fórmula pode funcionar. A maioria dos gestores ainda acredita que flexibilidade e descontração não combinam com resultados satisfatórios.
Já para os funcionários, a mudança de mentalidade implementada por empresas emergentes não poderia ser mais benéfica. Se levarmos em conta que passamos cerca de 75% do nosso tempo no trabalho ou em atividades relacionadas – escolhendo a roupa que vamos vestir, deslocando-nos até o escritório, tentando relaxar depois de um dia cheio – nada mais natural do que tornar o período de labuta agradável e aproveitá-lo ao máximo.
Um bom ambiente de trabalho é relevante para atrair e reter novos talentos. De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria Towers Perrin, o fator ambiente só perde para o salarial. Nem toda empresa tem a estrutura e o dinheiro de uma Google. Mas muitas estão priorizando a qualidade de vida de seus funcionários, por meio de medidas simples, mas muito efetivas. Reservar um espaço para confraternizações, para a troca de ideias ou até mesmo para assistir tevê ou tirar um cochilo, já pode ser o suficiente para aumentar o rendimento de todos. Incentivar a atividade física e realizar campeonatos esportivos e promoções culturais também estimula e promove a integração de funcionários de diferentes setores da empresa.
E mesmo que não seja possível criar um espaço de lazer, estimular a autonomia e estabelecer horários mais flexíveis é suficiente para potencializar a criatividade de quem vende capital intelectual.
Conheça algumas iniciativas de empresas paranaenses que perceberam que colocar o colaborador em primeiro lugar é a melhor maneira de obter sucesso.
Diversão é alimento
Empresas de diversos setores estão aderindo a esse novo modelo de gestão, mas as de tecnologia da informação (TI) e as agências de publicidade são as precursoras em aliar diversão e trabalho.
Um exemplo é a Mídia Digital, agência de comunicação on-line, há 14 anos no ramo. A empresa criou uma sala de jogos nos fundos do prédio que conta com minigolfe, mesas de sinuca, pebolim e baralho, videogame e churrasqueira usada para comemorações e happy hours.
“Levamos o ócio criativo a sério porque é essencial para o desenvolvimento da criatividade que, no caso, é o nosso produto. Dispor de um espaço como esse não minimiza o comprometimento dos nossos colaboradores. Ninguém deixa de obedecer o prazo porque perdeu a hora jogando truco. A diversão e os vínculos que se formam entre empresa e funcionários só faz aumentar a qualidade do trabalho e a responsabilidade”, explica o sócio e diretor de operações Felipe Gomide.
A agência de search marketing I-Cherry existe há apenas cinco meses. E apesar de a sede ainda estar sendo montada, os funcionários já dispõem de espaços reservados à recreação, entre eles uma área de leitura com revistas e gibis, e duas salas com videogame, que também servem para reuniões.
“Quanto mais você gosta do ambiente, mais se dedica ao trabalho. Para nós, é bom acordar cedo na segunda-feira e vir trabalhar”, explica o coordenador de links patrocinados, Thiago Borges.
Liberdade é a palavra de ordem da empresa. A mesa é do funcionário. Ele pode fazer o que quiser com ela. Colocar fotos, carrinhos, bichinhos de pelúcia e bonecos. Também pode vestir o que quiser, o importante é se sentir bem. Se ele interrompe o trabalho para jogar, não está perdendo tempo, pelo contrário. “Cinco horas bem trabalhadas são melhores do que sete arrastadas. Nesses momentos de descontração é que surgem as melhores ideias e é essa característica que define o nosso traço.”