Comportamento

Estudo aponta que alguns programas de TV podem te fazer uma pessoa melhor

Camila Rehbein
04/04/2016 17:10
Thumbnail

Pesquisa classificou os benefícios de ver programas "significativos" na vida das pessoas. | Foto: Reprodução

A TV é, muitas vezes, conhecida por seu efeito relaxante e até mesmo por ser um entretenimento rápido e acessível para inúmeras pessoas. Porém segundo um estudo recente feito pela pesquisadora e doutoranda em comunicação de massa da Universidade Penn State, Erica Bailey, alguns programas de TV são capazes de fazer algo mais, podendo tornar os indivíduos mais suscetíveis a atos gentis e generosos com pessoas diferentes deles, mesmo que o programa não trate sobre diversidade.
No estudo, ela dividiu 106 participantes, a maioria jovens universitários brancos, em dois grupos. Ambos assistiram a um clipe do programa Rescue Me (vídeo abaixo), uma série do canal FX que não é mais exibida, sobre um bombeiro chamado Tommy e sua vida em Nova York. O grupo de controle assistiu a um clipe engraçado dos bombeiros pregando peças uns nos outros, enquanto o grupo de intervenção assistiu a um clipe em que Tommy sofre com flashbacks dos atentados terroristas de 11 de setembro, enquanto passa por um divórcio. “Depois de assistir entretenimento significativo, em vez de entretenimento divertido, as pessoas tinham maior propensão a ajudar em geral, mas também tinham maior propensão a ajudar pessoas diferentes delas”, pontua Erica.
LEIA TAMBÉM

Segundo a pesquisadora, se enquadra como “entretenimento significativo” os programas que mostram o que ela chama de “beleza moral”, tais como atos de caridade, generosidade e auto-sacrifício, por exemplo. Após verem os vídeos, os participantes preencheram um questionário obrigatório e foram questionados se poderiam ajudar um outro pesquisador (que não existia) para outro estudo não relacionado. Esse personagem foi apresentado como sendo um jovem branco da própria universidade ou um pesquisador negro mais velho de uma universidade rival.
Os universitários que assistiram ao clipe “significativo” de Tommy lidando com suas lembranças tiveram maior propensão a ajudar os dois pesquisadores sem qualquer objeção. A pesquisa de Bailey confirma o que outras pesquisa na área, que mostram como a TV pode influenciar o comportamento das pessoas e até mesmo aumentar a empatia por pessoas desconhecidas ou diferentes de nós. O estudo foi publicado originalmente no Journal of Broadcasting and Eletronic Media.