Comportamento

Com novos biotipos e tons de pele a Barbie também parece com você

Bruna Covacci
28/01/2016 12:20
Thumbnail
Ao longo deste ano as bonecas Barbie vão ganhar três novas versões de corpo: Tall, mais alta que a original, Curvy, uma boneca com mais curvas, e Petite, mais baixa do que a original, além do “corpo padrão”. Entre as variações também estão sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 estilos de cabelo, que inclui madeixas cacheadas e coloridas. Como fazem parte da coleção de bonecas fashionista, elas ainda ganharam uma série de acessórios e looks inspirados nas tendências da moda. Antes da iniciativa da Mattel, outras marcas já haviam lançado bonecas com o padrão “beleza real”.
Nova coleção de Barbies fashionistas com padrões diferentes.
Nova coleção de Barbies fashionistas com padrões diferentes.
A mudança é um grande risco para a Mattel. De acordo com a revista Time, a marca faz $ 1 bilhão de vendas em mais de 150 países anualmente, e 92% das meninas com idade entre 3-12 anos, nos Estados Unidos, possui uma Barbie.
Há 57 anos, ela tem sido símbolo global de beleza americana e estereótipo de comportamento. A Mattel, no entanto, argumenta que as críticas são descabidas, já que em 1963 a Barbie era uma mulher de negócios, em 1965 uma astronauta e em 1973 uma cirurgiã. “A nossa marca representa o poder feminino”, argumentou o diretor Richard Dickson na entrevista. “Ela representa escolhas. A Barbie teve carreiras num momento em que as mulheres se restringiam a ser donas de casa”, completou.
Enquanto a marca nega qualquer influência na imagem corporal e padrões estéticos femininos, um estudo publicado na revista Developmental Psychology, em 2006, descobriu que meninas que brincaram com a Barbie revelam maior preocupação com a magreza do que garotas que conviveram com outras bonecas.
Barbie baixinha e Barbie alta.
Barbie baixinha e Barbie alta.
As novas bonecas já podem ser vistas em Barbie.com e estarão disponíveis para compra a partir de março no Brasil nas lojas Ri Happy. A coleção completa será lançada ao longo do ano de 2016 em varejistas de todo o país.