Comportamento

Jovens aprendem a lavar, passar roupa e cuidar da casa em aulas especiais da escola

Marina Fabri, especial para a Gazeta do Povo
30/05/2017 11:30
Thumbnail

Alunos aprendem mais sobre como organizar orçamento. Foto: Divulgação.

Matemática, história, português, física, química, biologia, literatura, filosofia. Estas são algumas das matérias que fazem parte da grade curricular da maioria dos estudantes de 17 anos. Mas não só: alguns alunos do último ano do ensino médio estão aprendendo também na escola noções básicas de como lavar e passar roupas, cozinhar, fazer orçamento financeiro pessoal, oratória, manutenção da casa e até primeiros socorros.
É o caso de quem estuda no Internacional School of Curitiba (ISC), que agora tem aulas também em um laboratório de habilidades para a vida, o Skills Lab. O aluno Domenic Bellino, por exemplo, conta que foi durante essas aulas diferentes que teve contato pela primeira vez com assuntos como manutenção de carros e bicicletas. “Precisamos de outras habilidades além das acadêmicas para sermos mais independentes, especialmente depois de nos formarmos – gerenciamento de dinheiro e orçamento são essenciais”, diz ele.
As aulas podem ser dadas tanto por professores que já trabalham no ISC, como os de matemática, por exemplo, que agora ensinam também sobre orçamento pessoal, quanto por consultores externos. O chef e empresário Junior Durski, proprietário do restaurante Durski e da rede Madero, foi um deles: ele foi até o colégio ensinar aos alunos como fazer hambúrguer, além de dar noções de como administrar o tempo na cozinha.
Aula inaugural do laboratório foi dada pelo chef e empresário Junior Durski. Foto: Divulgação.
Aula inaugural do laboratório foi dada pelo chef e empresário Junior Durski. Foto: Divulgação.
E enquanto Domenic, que pensa em trabalhar com gastronomia no futuro, já tinha alguns conhecimentos sobre o assunto, outros como a aluna Isabelle Zigan, ainda não. “Vai ser importante saber cozinhar refeições simples e comprar os ingredientes para que, como estudante, não passe fome nem coma comidas pouco saudáveis todos os dias”, diz ela. Muitos dos alunos da escola preparam-se para estudar fora do país, o que significa que terão, de fato, que se virar sozinhos.
Por que um laboratório de habilidades?
O diretor do departamento brasileiro do ISC, Fernando Mesquisa, explica que a comunidade escolar identificou algumas áreas importantes para a vida dos estudantes após o ensino médio. “Sabemos que os jovens saem das escolas para viverem sozinhos e precisam ter conhecimentos básicos de como manter um apartamento limpo, cozinhar, fazer consertos na casa e outras, então tentamos oferecer uma educação sintonizada com as necessidades e demandas da sociedade moderna”, explica.
A maioria das aulas é ministrada em inglês e os temas foram selecionados a partir de um levantamento feito pelo colégio a respeito dos problemas e questões que mais surgem na vida dos alunos na transição entre ensino médio e universidade.
O Skills Lab foi inaugurado há pouco, então esse foi o primeiro ano que os alunos tiveram este tipo de aula. Desta vez, todos os encontros foram concentrados ao final do ano letivo – como o ISC segue o calendário internacional, o ano escolar está chegando ao fim agora por lá. Daqui para frente, as aulas serão incorporadas ao dia a dia normal dos alunos do último ano.

***

Leia também: